Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorAntonello, Cláudia Simonept_BR
dc.contributor.authorBondan, Michelle Maria Baptistpt_BR
dc.date.accessioned2019-06-01T02:38:53Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/194831pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo identificar e analisar como as empresas que demandam trabalhadores multifuncionais oportunizam o emprego das competências requeridas à recém graduados ou universitários. O estudo, de natureza qualitativa, foi desenvolvido a partir da realização de entrevistas em profundidade junto à 11 (onze) profissionais de áreas e níveis hierárquicos diferentes; cursando ensino superior ou que são recém-graduados; e que estão inseridos no mercado de trabalho. Ao decorrer do estudo, foi possível identificar fatores que influenciam de forma positiva o desenvolvimento de competências e habilidades no ambiente de trabalho que, como resultado, incentiva o indivíduo ao crescimento e superação. Da mesma forma, foi possível compreender os aspectos que influenciam de forma negativa, podendo gerar desmotivação no indivíduo e estagnação profissional. A partir dos dados levantados, foi possível verificar que a abertura e o incentivo dependem da gestão, do alinhamento estratégico, e de como o papel do profissional é entendido pela organização. Em organizações que possuem uma estrutura e ambiente mais flexíveis, foi constatado que os profissionais com perfil mulifuncional tendem a ter um espaço maior para desenvolvimento, tanto profissional, quanto pessoal. Assim, por consequência, os colaboradores acabam ficando mais satisfeitos e motivados com o trabalho realizado, ao encontrarem no ambiente características alinhadas entre o que é solicitado e disponibilizado pela empresa com o que é almejado pelo profissional.pt
dc.description.abstractThe present work aims to understand how the opportunity for the development of competences and the multifunctional profile required by the companies happens. The qualitative study was developed based on in-depth interviews with 11 professionals from different areas and hierarchical levels; attending higher education or that are recent graduates; and which are inserted in the labor market. Throughout the study it was possible to identify factors that positively influence the development of skills and abilities in the work environment, which, as a result, encourages the individual to grow and overcome. In the same way, it was possible to understand the aspects that influence in a negative way, being able to generate demotivation in the individual and professional stagnation. From the data collected it was possible to verify that the opening and the incentive depend on the management, the strategic alignment, and how the professional's role is understood by the organization. In organizations that have a more flexible structure and environment, it was found that professionals with a multifunctional profile tend to have a greater space for professional and personal development. Consequently, employees are more satisfied and motivated with the work done by finding in the environment characteristics that are aligned between what is requested and made available by the company with what is desired by the professional.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSkillsen
dc.subjectCompetênciaspt_BR
dc.subjectAmbiente organizacionalpt_BR
dc.subjectDevelopmenten
dc.subjectMultifunctionalityen
dc.subjectTrabalhadorespt_BR
dc.subjectCompetenceen
dc.titleOportunidades de emprego de competências requeridas para um perfil multifuncional no ambiente organizacionalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001094011pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem