Composições da docência na creche : aprendendo a ser professora de bebês e crianças bem pequenas
dc.contributor.advisor | Carvalho, Rodrigo Saballa de | pt_BR |
dc.contributor.author | Lorenzoni, Larissa Mazui | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-05-31T02:45:49Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/194815 | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa a partir das contribuições dos Estudos da Pedagogia da Infância buscou entender de que modo se constitui a docência de professoras que atuam com bebês e crianças bem pequenas na creche e quais aspectos que compõem a mesma. A partir do problema de pesquisa, os principais objetivos do trabalho investigativo foram os seguintes: 1) apresentar e discutir o conceito de docência e as suas composições dentro da creche; 2) analisar a visão das professoras, bem como a importância de determinados aspectos por elas citados; 3) evidenciar as principais composições da profissão docente com crianças de 0 a 3 anos para se pensar o processo de construção do práticas cotidianas que possibilitem experiências respeitosas e potentes para bebês e crianças bem pequenas, bem como a sutileza da ação docente, que utiliza o cuidado e as relações corporais como forma de comunicação e relações sociais. Metodologicamente são realizadas entrevistas com 11 professoras atuantes em Escolas de Educação Infantil da rede pública e privada. Para análise dos dados o estudo fundamenta-se na análise do conteúdo proposta por Bardin (1977), com base nos três polos cronológicos apontados pelo autor: 1) pré-análise; 2) exploração do material; 3) tratamento dos resultados, interferência e interpretação. Para tanto, os dados investigativos da pesquisa são compostos pelas entrevistas desenvolvidas ao longo do semestre com professoras de crianças de 0 a 3 anos, da rede pública e privada e com diferentes formações – magistério, ensino superior e pós-graduação. A partir das análises são evidenciados os seguintes aspectos na composição da docência das professoras entrevistadas: o afeto, as relações corporais e a relação cuidar-educar. Nesse sentido, a intencionalidade nas práticas pedagógicas e os contextos que promovam experiências e continuidade entre as propostas reforçam a contrariedade da fragmentação do processo educativo. Desse modo, é preciso considerar uma mudança de concepções docentes em relação à prática docente com crianças de 0 a 3 anos, para que se tenha como ponto de partida as curiosidades e as questões trazidas pelas crianças em seus processos de investigação, experimentação e descoberta do mundo que as cerca. Somando-se, assim, às proposições que devem ser realizadas pelos professores a partir de um planejamento da ecologia educativa – ou seja, a proposição de tempos, espaços, materiais, linguagens e relações que possibilitem uma Educação Infantil que respeite e acolha as crianças. Contemplando, assim, um modo de trabalho com as crianças organizado pela perspectiva da Pedagogia da Infância. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Creche | pt_BR |
dc.subject | Bebê | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | Composições da docência na creche : aprendendo a ser professora de bebês e crianças bem pequenas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001092246 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Pedagogia (1374)