O ensino do desenho e a atualidade do pensamento de Lucio Costa
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Date
2017Type
Title alternative
Teaching drawing techniques and the contemporaneity of Lucio Costa’s thinking
Subject
Abstract in Portuguese
Este trabalho objetiva refletir sobre a metodologia de ensino do desenho proposta pelo arquiteto Lucio Costa no texto intitulado Ensino do Desenho, publicado em 1948, a despeito da reforma do Ensino Secundário proposta durante o Estado Novo. Os posicionamentos de Costa, no documento, suscitam questões que gostaríamos de investigar, não com o propósito de resolvê- las, mas de empreender um primeiro esforço, com base nas ideias do autor, no sentido de pensar a condição contemporânea com relação a ...
Este trabalho objetiva refletir sobre a metodologia de ensino do desenho proposta pelo arquiteto Lucio Costa no texto intitulado Ensino do Desenho, publicado em 1948, a despeito da reforma do Ensino Secundário proposta durante o Estado Novo. Os posicionamentos de Costa, no documento, suscitam questões que gostaríamos de investigar, não com o propósito de resolvê- las, mas de empreender um primeiro esforço, com base nas ideias do autor, no sentido de pensar a condição contemporânea com relação ao tema e ao seu enfrentamento. A justificativa para tal intento advém de comunicado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, que em 2015 convocou os pesquisadores das diversas áreas do conhecimento a contribuírem com seus estudos para o aprimoramento da Educação Básica no país. ...
Abstract
This paper aims to reflect about the teaching of drawing methodology proposed by architect Lucio Costa in the text titled “Ensino do Desenho”, published in 1948, concerning the “Ensino Secundário” reform proposal during the “Estado Novo”. Costa’s placements at document raises questions that we would like to investigate, not to solve them, but to undertake a first effort, based on the author’s ideas, to think the contemporary condition on the issue and your confrontation. The justification for t ...
This paper aims to reflect about the teaching of drawing methodology proposed by architect Lucio Costa in the text titled “Ensino do Desenho”, published in 1948, concerning the “Ensino Secundário” reform proposal during the “Estado Novo”. Costa’s placements at document raises questions that we would like to investigate, not to solve them, but to undertake a first effort, based on the author’s ideas, to think the contemporary condition on the issue and your confrontation. The justification for this purpose comes from the statement of Capes (Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel) in 2015, when invites researchers from different areas of knowledge to contribute to the Basic Education’s improvement in Brazil through yours researches. ...
In
Revista interfaces. n. 27 jul./dez. 2017), p. 34-45
Source
National
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