Show simple item record

dc.contributor.authorBoito, Crislianept_BR
dc.contributor.authorAlbuquerque, Simone Santos dept_BR
dc.date.accessioned2019-05-28T02:36:52Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn1982-9949pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/194628pt_BR
dc.description.abstractO artigo apresenta parte dos dados gerados na pesquisa “Caracterização do atendimento de crianças de 0 a 6 anos residentes em áreas rurais do estado do Rio Grande do Sul/Brasil". As entrevistas foram realizadas com famílias e um representante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, moradores do Assentamento Integração Gaúcha, onde está localizada a escola de Educação Infantil Flor da Terra. As análises revelam que naquele local a escola é um marco na qualidade de vida, fundamental para a socialização das crianças, mas que é necessária a construção de uma "Pedagogia das Raízes".pt_BR
dc.description.abstractThis article presentes part of the data generated in the research entitled “Caracterização do atendimento de crianças de 0 a 6 anos residentes em áreas rurais do estado do Rio Grande do Sul/Brasil". Interviews were realized with families and a representative of the Landless Rural Workers Movement (Movimento Trabalhadores Rurais Sem Terra), residents of Gaúcha Integration Settlement (Assentamento Integração Gaúcha), where Flor da Terra School of Childhood Education is located. Analyzes reveal that, this school is a milestone in the quality of life in that place, fundamental for the socialization of children, however the construction of a "Pedagogy of the Roots" is necessary.en
dc.description.abstractEl artigo presenta parte de los datos generados en la investigación "Caracterización del atendimiento de los niños de 0 a 6 años residentes en áreas rurales del estado de Rio Grande do Sul / Brasil". Las entrevistas fueron realizadas con familias y con uno de los representante del movimiento de los Trabalhadores Rurais Sem Terra (Trabajadores rurales sin tierra) donde está localizada la Escola de Educação Infantil Flor da Terra. El análisis demuestra que en ese lugar la escuela es un marco en la cualidad de vida del contexto pesquisado, fundamental para la socialización de los niños, pero que es necesaria la construcción de una “Pedagogía de las Raíces”.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofReflexão e ação. Santa Cruz do Sul, RS. Vol. 27, n. 1 (jan./abr. 2019), p. 119-132pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectChild educationen
dc.subjectPedagogical practiceen
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectEducation from the countrysideen
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectEducation in the countrysideen
dc.subjectEducación Infantiles
dc.subjectPractica pedagógicaes
dc.subjectEducación en el campoes
dc.titleA escola de educação infantil no contexto do campo : problematizações necessáriaspt_BR
dc.title.alternativeEarly childhood school in the country side context: important problematizationen
dc.title.alternativeLa escuela de educación infantil en el contexto del campo: problematizacion necesariases
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001088306pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record