Show simple item record

dc.contributor.advisorPassiani, Eniopt_BR
dc.contributor.authorComim, Daniela Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2019-05-28T02:36:50Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/194621pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como material privilegiado de análise os filmes Solaris (1972 e 2002), realizados por Andrei Tarkóvski e Steven Soderbergh, e objetiva demonstrar como os recursos técnicos são manejados e articulados nos filmes de modo a produzir lógicas figurativas que engendram percepções absolutamente distintas sobre o motivo da temporalidade, uma de natureza emergente e alternativa e a outra de caráter hegemônico, expressando a temporalidade vivenciada no atual estágio de desenvolvimento capitalista. Para tanto, elaborou-se uma abordagem da constituição histórica da temporalidade, apontando os elementos que a caracterizam contemporaneamente e, a seguir, debateu-se a forma como o cinema aborda o real. Finalmente, procurou-se examinar uma série de aspectos extradiegéticos e diegéticos (imagéticos, narratológicos e sonoros) a fim de elucidar como tais recursos são manipulados de modo a construir experiências específicas sobre a temporalidade, o que permitiu identificar que as obras estudadas postulam experiências temporais divergentes, uma consoante com o modo hegemônico como o tempo é vivenciado na contemporaneidade e outra alternativa aos padrões dominantes na vida social.pt
dc.description.abstractThis research uses as a main examination material the movies Solaris (1972 and 2002), directed by Andrei Tarkovsky and Steven Soderbergh, and aims to demonstrate how the technical resources are managed and articulated in the movies in order to produce figurative logics that generate absolutely distinct perceptions about the topic of temporality, one of emergent and alternative nature and the other of hegemonic character, expressing the temporality experienced in the current stage of capitalist development. To do so, it was elaborated an approach to the historical constitution of the temporality, pointing out the elements that characterize it contemporaneously, and then it was discussed how the cinema deals with the real. Finally, it was sought to examine a series of extradiegetic and diegetic aspects (imagetic, narratological and sonorous) aiming to elucidate how such resources are manipulated in order to build specific experiences about the temporality, which allowed us to identify that the studied works postulate divergent temporal experiences, one consonant with the hegemonic mode as time is experienced in contemporaneity and another alternative to the dominant patterns in social life.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSolaris (Filme). Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectTemporalityen
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectSociology of Cinemaen
dc.subjectTemporalidadept_BR
dc.subjectCapitalismen
dc.subjectContemporaneityen
dc.subjectHegemoniapt_BR
dc.subjectContemporaneidadept_BR
dc.subjectHegemonyen
dc.subjectCapitalismopt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.titleExpressões do tempo no cinema: uma análise comparativa entre os filmes Solaris (1972 e 2002)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001094303pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record