Sistemas de informações : um estudo comparativo das características tradicionais às atuais

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Date
2001Author
Type
Abstract in Portuguese (Brasil)
Os sistemas de informações podem auxiliar as empresas a sanarem um grande problema dos dias de hoje: a necessidade de informações internas e externas em um curto espaço de tempo. Essa necessidade surge pelo fato das rápidas mudanças ocorrerem no mercado. Ao longo do tempo, observou-se o desenvolvimento de diferentes tipos de sistemas de informações: transacionais, gerenciais, de apoio à decisão, para automação de escritório, para mineração de dados, especialistas, para executivos, de gestão emp ...
Os sistemas de informações podem auxiliar as empresas a sanarem um grande problema dos dias de hoje: a necessidade de informações internas e externas em um curto espaço de tempo. Essa necessidade surge pelo fato das rápidas mudanças ocorrerem no mercado. Ao longo do tempo, observou-se o desenvolvimento de diferentes tipos de sistemas de informações: transacionais, gerenciais, de apoio à decisão, para automação de escritório, para mineração de dados, especialistas, para executivos, de gestão empresarial e de relacionamento com o cliente. O objetivo deste artigo é comparar as características apontadas pelos sistemas de informações, dos tradicionais aos mais recentes, traçando um panorama do estágio atual. Esta pesquisa tem caráter exploratório, e para a consecução do objetivo proposto utilizou-se a pesquisa bibliográfica. Como principal resultado, destaca-se um quadro comparativo entre os sistemas, segundo o tipo de usuário, foco do sistema, característica marcante, capacidade de decisão, banco de dados, fonte de dados, recurso gráfico, nível de detalhamento das informações, tipo de informação produzida e aplicações típicas dos sistemas nas organizações. Ao tratar dos diferentes tipos de sistemas, podese observar tendências, onde a prioridade passou da automatização de operações para o processo, para a integração da organização e, finalmente para o cliente. Mudanças no direcionamento do foco do negócio levam a novas necessidades em termos de sistemas de informações como, por exemplo, no caso das organizações virtuais, a necessidade de conhecer o cliente um-a-um e conseqüentemente o surgimento do Customer Relatioship Management (CRM) e sua integração aos sistemas de gestão empresarial. A integração da informação continua sendo um grande desafio. ...
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Read : revista eletrônica de administracão. Porto Alegre. Edição 21, vol. 7, n. 3 (maio/jun 2001), documento eletrônico
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