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dc.contributor.authorBecker, Maria Luiza Rheingantzpt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Tania Márcia da Cunhapt_BR
dc.date.accessioned2019-05-24T02:36:54Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1984-1655pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/194570pt_BR
dc.description.abstractEste artigo questiona se um professor de educação infantil com anos de prática sabe diferenciar algumas características próprias do pensamento da criança, presentes na obra de Piaget, mesmo que não tenha lido, ouvido ou conhecido qualquer referência à Epistemologia Genética. Assume-se aqui a relevância da teoria piagetiana para a educação infantil, na atualidade. Questiona-se a relação teoria e prática na formação de professores de Educação Infantil. A partir dessa perspectiva, apresenta-se um estudo de caso com uma professora de crianças de 0 a 5 anos, realizado em maio de 2018, como estudo preliminar de uma disserta-ção de mestrado. Os resultados mostram que algumas das observações sobre as crianças, relatadas pela professora, são coerentes com as contribuições de Piaget no estudo da mentalidade infantil. A metodologia utilizada, baseada em entre-vista semiestruturada inspirada no método clínico de Jean Piaget foi considera-da adequada aos objetivos da investigação.pt_BR
dc.description.abstractThis article questions whether a preschool teacher with years of practice can identify certain thought patterns in children which are present in Jean Piaget’s work even if this teacher has never read, heard or known anything about Ge-netic Epistemology. Based on the current relevance of Piaget’s theory for child-hood education, the article analyzes the relationship between theory and prac-tice in the professional development of preschool teachers. It presents a case study of a teacher who works with children aged 0 to 5 years, which was car-ried out in May 2018 as a pilot study for a master’s thesis. The method used and deemed suitable for the purposes of this research was a semi-structured inter-view based on Jean Piaget’s clinical method. The results show that some obser-vations made by the teacher about the children are in line with Piaget’s contri-butions to the study of child development.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofSchème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas. Marília, SP. Vol. 10, n.2 (ago./dez. 2018), p. 159-187pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGenetic epistemologyen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectProfessional development of preschool teachersen
dc.subjectPiaget, Jean, 1896-1980pt_BR
dc.subjectChild developmenten
dc.titleA contribuição de Piaget e a experiência prática : um estudo de caso sobre a formação do professor de educação infantilpt_BR
dc.title.alternativeThe contribution of Piaget and practical experi-ence : a case study on the formation of the teacher of early childhood educationen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001088145pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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