Inclusão escolar e atendimento educacional especializado : algumas profanações
Fecha
2017Otro título
School inclusion and specialized educational services : some profanities
Materia
Resumo
O artigo tematiza as possibilidades do brincar como ato pedagógico no âmbito do atendimento educacional especializado. O argumento é tecido a partir do diálogo entre educação especial, diretrizes inclusivas e psicanálise. Pela construção do caso, as memórias e as vivências como professora especializada deslindam a potência da educação como experiência; do brincar como capaz de produzir experiência; da função estruturante da escola e do professor. Conclui-se que o brincar, como ato pedagógico, n ...
O artigo tematiza as possibilidades do brincar como ato pedagógico no âmbito do atendimento educacional especializado. O argumento é tecido a partir do diálogo entre educação especial, diretrizes inclusivas e psicanálise. Pela construção do caso, as memórias e as vivências como professora especializada deslindam a potência da educação como experiência; do brincar como capaz de produzir experiência; da função estruturante da escola e do professor. Conclui-se que o brincar, como ato pedagógico, no âmbito do atendimento educacional especializado, pode ter efeitos estruturantes para alunos que vivem impasses em seu processo constitutivo. ...
Abstract
The article explores the possibilities of play as a pedagogical act in specialized educational care. The argument is woven together from the dialogue between special education, inclusive guidelines and psychoanalysis. For construction of the case, the memories and lived experiences as a specialized teacher demarcates the power of education as experience; of play being able to produce experience; of the structuring function of the school and teacher. It is concluded that play, as a pedagogical a ...
The article explores the possibilities of play as a pedagogical act in specialized educational care. The argument is woven together from the dialogue between special education, inclusive guidelines and psychoanalysis. For construction of the case, the memories and lived experiences as a specialized teacher demarcates the power of education as experience; of play being able to produce experience; of the structuring function of the school and teacher. It is concluded that play, as a pedagogical act, within the realm of specialized education, can have a structuring impact on students experiencing impasses in their formation process. ...
En
Educação e cultura contemporânea : revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Estácio de Sá. Rio de Janeiro. Vol. 14, n. 36 (2017), p. 296-315
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