Ninguém nasce sabendo : relações de aprendizado em um candomblé de Salvador - BA
Fecha
2019Tutor
Nivel académico
Maestría
Tipo
Materia
Resumo
A presente dissertação é fruto de estudo etnográfico a partir da frequentação em um terreiro de candomblé em Salvador - BA. O objetivo desta pesquisa é discutir os processos de aprendizado religioso do candomblé, acentuando a atuação de candomblecistas, não-candomblecistas e dos ginkisi. A metodologia adotada por combinou a observação da rotina do terreiro, a frequentação ao ambiente doméstico dos iniciados e a realização de algumas entrevistas. O trabalho de campo permitiu reflexões sobre o ap ...
A presente dissertação é fruto de estudo etnográfico a partir da frequentação em um terreiro de candomblé em Salvador - BA. O objetivo desta pesquisa é discutir os processos de aprendizado religioso do candomblé, acentuando a atuação de candomblecistas, não-candomblecistas e dos ginkisi. A metodologia adotada por combinou a observação da rotina do terreiro, a frequentação ao ambiente doméstico dos iniciados e a realização de algumas entrevistas. O trabalho de campo permitiu reflexões sobre o aprendizado dos adeptos, mas também de não-adeptos e das entidades através da observação das dinâmicas de cuidado que atravessam a relação entre entidades e adeptos. Começo ressaltando o modo próprio como se aprende dentro do candomblé, através de descrições de atividades no cotidiano do terreiro e de uma revisão de literatura sobre o tema. Também mobilizo a maneira como os adeptos aprendem um modelo de sensibilização afro-brasileira, a partir da chegada do santo em suas vidas, como um meio importante para compreendermos o tipo de aprendizado religioso sobre o qual falamos. Apresento uma reflexão de como a família de santo e a família de origem se conectam pelas participações dos atores nas práticas de cuidados que sustentam a relação entre filho humano e nkisi. A solicitação ética colocada pelo nkisi para o seu filho humano e para as outras pessoas que se relacionam com os dois é o ponto central para pensar em termos de relacionalidade entre famílias. Por fim, apresento a indissociabilidade da relação entre entidade e seu filho humano como elemento chave para pensar na educação das entidades. É neste ponto que exploro a noção de perigo como parte das motivações presentes nas práticas de cuidado. Assim, essa etnografia possibilita pensarmos os processos de aprendizado no candomblé extrapolando as relações entre os humanos da família de santo. ...
Abstract
This dissertation is the result of an ethnographic study about the frequentation of a Terreiro de Candomblé (place where the candomblé rituals take place) in Salvador-BA. The aim of this research is to discuss the processes of religious learning of Candomblé, focusing on the performance of Candomblecistas (people who practice it), non-Candomblecistas and Ginkisi (Bantu word that means entity). The methodology adopted combine the observation of the terreiro’s routine, the visit of the domestic e ...
This dissertation is the result of an ethnographic study about the frequentation of a Terreiro de Candomblé (place where the candomblé rituals take place) in Salvador-BA. The aim of this research is to discuss the processes of religious learning of Candomblé, focusing on the performance of Candomblecistas (people who practice it), non-Candomblecistas and Ginkisi (Bantu word that means entity). The methodology adopted combine the observation of the terreiro’s routine, the visit of the domestic environment of the initiates and some interviews. The fieldwork lead us to a reflection on the learning by observing the dynamics of caring that cross the relationship between entities and adherents. I begin by emphasizing the proper way of learning within Candomblé, through descriptions of daily life activities of the terreiro and a literature review on the subject. I also show the way adherents learn about afro Brazilian culture, from the arrival of the saint in their lives, as an important mean to understand the kind of religious learning that we talk about. I present a reflection on the connection between the family of saint and the family of origin by the participation of the actors in the practice of care, which sustain the relationship between the human son and the Nkisi (singular form of Ginkisi). The ethic demand placed by Nkisi for his human son and for the other people who are related to both is the main point to think of the relationship between families. Finally, I present the inextricable relationship between the entity and its human child as a key element to think about the education of the entities. It is at this point that I explore the notion of danger as part of the motivations present in caring practices. Thus, this ethnography makes it possible to think about the learning processes in Candomblé by extrapolating the relationships between the humans of the family of saint. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social.
Colecciones
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Ciencias Humanas (7540)Antropología Social (476)
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