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dc.contributor.authorFeil, Alexandre Andrépt_BR
dc.contributor.authorStrasburg, Virgílio Josépt_BR
dc.contributor.authorNaime, Roberto Harbpt_BR
dc.date.accessioned2019-05-21T02:37:39Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn1983-4535pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/194429pt_BR
dc.description.abstractAs Instituições de Ensino Superior (IES) estão sendo pressionadas por mudanças rumo à sustentabilidade e, portanto despertando para ações e práticas de gestão ambiental, por serem consideradas como referências para a liderança nessas questões. Nesta lógica, este estudo objetiva identificar quais as práticas de gestão ambiental utilizadas nas IES brasileiras e se existe correlações que influenciam a implantação dos Sistemas de Gestão Ambiental (SGA). A abordagem aplicada é quantitativa através de pesquisa documental secundária com dados publicados em anais, revistas científicas, livros e portal da Scientific Electronic Library (SciELO). A análise dos dados coletados ocorreu através da meta-análise com uso de estatística descritiva e a correlação de Spearman. Como resultados foram identificados 34 estudos científicos de 23 IES referenciando modelos e práticas da gestão de resíduos publicados de 2001 a 2012. A análise da correlação de Spearman exprimiu que as IES com programas de educação na área ambiental apresentaram melhor desempenho no ranking Índice Geral de Cursos. Recomenda-se que as IES que possuem uma gestão de resíduos implantada, relatem sua experiência através de publicações cientificas para disseminar suas práticas de adaptação quanto ao SGA.pt_BR
dc.description.abstractThe Higher Education Institutions (HEIs) are being pressured by changes towards sustainability and thus awakening to environmental management, they are considered as a leader in promoting sustainability through actions and environmental management practices. Following this logic, this study aims to identify the environmental management practices used in Brazilian HEIs and correlations exist that influence the implementation of Environmental Management Systems (EMS). The quantitative approach is applied through documentary research with secondary data published in proceedings, journals, books and portal Scientific Electronic Library (SciELO). The data analysis occurred through meta-analysis using descriptive statistics and Spearman correlation. The results of 34 scientific studies 23 IES referencing models and practices of waste management published from 2001 to 2012 were identified. The Spearman correlation analysis expressed that HEIs with programs in environmental education performed better ranking General Index of Courses. It is recommended that HEIs that have a waste management deployed, share your experience through scientific publications to disseminate their adaptation practices regarding the SGA.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista gustão Universitária na América Latina - GUAL. Florianópolis, SC. Vol. 8, n. 1 (jan. 2015), p. 214-235pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectUniversidadespt_BR
dc.subjectHigher education institutionsen
dc.subjectGestão ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental managementen
dc.subjectResíduospt_BR
dc.subjectWaste managementen
dc.titleMeta-análise das publicações científicas de IES brasileiras com sistema de gestão ambientalpt_BR
dc.title.alternativeMeta-analysis of scientific publications HEI with brazilian environmental management system en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000982955pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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