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dc.contributor.authorBoaro, Djonathan Andrépt_BR
dc.contributor.authorMassoni, Neusa Teresinhapt_BR
dc.date.accessioned2019-05-15T02:38:06Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1518-8795pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/194260pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem o objetivo de divulgar resultados de estudos de caso etnográficos que resultaram em dissertação de mestrado em ensino de física (Boaro, 2017). Buscou-se investigar as práticas didáticas de futuros professores de Física em relação à apropriação e uso de elementos de História e Filosofia da Ciência ao longo da disciplina de Estágio Supervisionado, bem como os desafios e dificuldades encontradas. Para tal, realizamos imersão em sala de aula na disciplina de Estágio durante os semestres de 2015/2 e 2016/1, fizemos entrevistas em profundidade e utilizamos a Teoria Fundamentada em Dados (Strauss & Corbin, 2008) para a análise qualitativa dos dados coletados. As ideias de Fleck (2010) serviram de referencial teórico-epistemológico, auxiliando-nos a compreender as interações entre coletivos de pensamento dentro e fora da universidade. Os resultados mostraram que os estagiários, em sua maioria, não conseguiram utilizar de maneira satisfatória seus conhecimentos filosóficos e históricos na disciplina de Estágio Supervisionado; apresentaram dificuldades de empregar e/ou operacionalizar na prática didática tais conhecimentos; e demonstraram pouco aprofundamento de aspectos filosóficos (epistemológicos). Contudo, as falas dos futuros professores indicaram que eles atribuem importância à inserção de elementos da HFC nas aulas, reconhecendo esta estratégia como uma alternativa aos “moldes tradicionais” de aulas de Física. Concluímos que precisa ser dada uma atenção especial aos conhecimentos epistemológicos na formação inicial e que a vivência de microepisódios de ensino, na formação inicial, pode contribuir para que eles se sintam mais confortáveis e seguros para promover essas discussões.pt
dc.description.abstractThis article aims to disseminate results from ethnographic case studies that resulted in a master's thesis in physics teaching (Boaro, 2017). We sought to investigate the didactic practices of pre-service teachers in relation to the appropriation and use of elements of History and Philosophy of Science throughout a Supervised Internship discipline, and challenges and difficulties they faced were considered as well. To do so we followed supervised internship classes during 2015/2 and 2016/1 semesters, we conducted in-depth interviews, and use Grounded Theory (of Strauss and Corbin) to qualitative analysis of the collected data. Fleck's ideas (2010) served as a theoretical-epistemological reference, helping us to understand interactions between thought collective inside and outside university. The results show that mostly of the trainees were unable to use epistemological and historical knowledge in satisfactory way in the Supervised Internship; presented difficulties to implement/or operationalize this knowledge in didactic practices; and showed little deepening of philosophical (epistemological) aspects. However, their statements indicated that they attach importance to include elements of HPS in their classes, recognizing it as a alternative strategy to "traditional patterns" of teaching physics. We conclude that special attention needs to be paid to epistemological knowledge during teachers’ training courses, and that the experience of teaching microepisodes in initial teacher education may contribute to make them feel more comfortable and secure promoting these discussions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofInvestigações em ensino de ciências. Porto Alegre. Vol. 23, n. 3 (dez. 2018), p. 110-144pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHistória da ciênciapt_BR
dc.subjectHistory and philosophy of scienceen
dc.subjectSupervised internshipen
dc.subjectFilosofia da ciênciapt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectTeaching microepisodesen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectLudwik flecken
dc.subjectThought stylesen
dc.titleO uso de elementos da História e Filosofia da Ciência (HFC) em aulas de Física em uma disciplina de estágio supervisionado : alguns resultados de pesquisapt_BR
dc.title.alternativeThe use of elements of History and Philosophy of Science (HPC) in physics’ teaching from a Supervised Internship discipline : some research findingsen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001084992pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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