Comprometimento e lealdade : dois conceitos ou duas dimensões de um único conceito? Uma resposta a Prado e Santos (2003)
Fecha
2008Otro título
Commitment and loyalty : are they two constructs or two constructs from the same concept? A reply to Prado and Santos (2003)
Materia
Resumo
Alguns pesquisadores utilizam os conceitos de lealdade e comprometimento como construtos distintos em seus modelos. Outros, como Prado e Santos (2003), argumentam que eles são de fato um único conceito. A literatura a respeito de tal distinção por vezes é confusa. Nesse contexto, este trabalho visa analisar a relação entre comprometimento e lealdade no ambiente virtual, especificamente no processo de compra pela Internet. Os resultados indicaram que ambos os construtos convergem fortemente para ...
Alguns pesquisadores utilizam os conceitos de lealdade e comprometimento como construtos distintos em seus modelos. Outros, como Prado e Santos (2003), argumentam que eles são de fato um único conceito. A literatura a respeito de tal distinção por vezes é confusa. Nesse contexto, este trabalho visa analisar a relação entre comprometimento e lealdade no ambiente virtual, especificamente no processo de compra pela Internet. Os resultados indicaram que ambos os construtos convergem fortemente para um mesmo conceito. Adicionalmente, a validade discriminante sugerida por Fornell e Larcker (1981) foi realizada e os resultados demonstraram que não existe distinção entre ambos os conceitos. Considerações finais e limitações da pesquisa finalizam o artigo. ...
Abstract
Some researchers use loyalty and commitment as different constructs in their models. Others’, as Prado and Santos (2003), argue that these two are in fact just one concept. The literature about that is sometimes obscure. In this context, this paper tries to analyze the association between loyalty and commitment in the virtual environment, specifically in ecommerce. The results indicated that both constructs are just one. In addition, using Fornell and Larcker (1981) suggestion, the data again c ...
Some researchers use loyalty and commitment as different constructs in their models. Others’, as Prado and Santos (2003), argue that these two are in fact just one concept. The literature about that is sometimes obscure. In this context, this paper tries to analyze the association between loyalty and commitment in the virtual environment, specifically in ecommerce. The results indicated that both constructs are just one. In addition, using Fornell and Larcker (1981) suggestion, the data again confirmed the only construct. Final considerations and research limitations end the paper. ...
En
Revista de administração contemporânea. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 12, n. 4 (out./dez. 2008), p. 995-1018
Origen
Nacional
Colecciones
-
Artículos de Periódicos (42202)Ciencias Sociales Aplicadas (4323)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
