Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMomoli, Daniel Brunopt_BR
dc.contributor.authorLoponte, Luciana Gruppellipt_BR
dc.date.accessioned2019-05-11T02:38:19Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1807-2194pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/194188pt_BR
dc.description.abstractCerta vez o filósofo Michel Foucault escreveu por que haveríamos de escrever se não para transformar o próprio pensamento. Principiados por este questionamento apresentamos neste texto um conjunto de pesquisas realizadas no campo da educação a partir de noções e conceitos advindos da aproximação de outros dois campos de saber, a arte e a filosofia. Com estes movimentos, temos experimentado formas de habitar a escola como um gesto político de fazer a escola se pensar por dentro dela mesma. Sem a pretensão de colocar em visibilidade uma suposta essência ou “a realidade da escola”, mas de buscar princípios éticos de ação que configuram o que é identificado no pensamento foucaultiano como “uma estética da existência”. Desse modo, pensamos em uma ética, ou em um modo de conduzir a si mesmo enquanto estudantes, docentes e pesquisadores do campo da educação. Uma atitude que se assume diante das questões que são pertinentes ao nosso próprio tempo. Com isso não buscamos forjar um modelo ou apresentar uma abordagem específica de trabalho, mas, de tornar público a maneira como um grupo de pesquisa tem se movimentado de distintas maneiras ao operar com conceitos e práticas especificas de investigação que se afastam de tarefas prescritivas e rígidas, afim de liberar espaço para modos artísticos de pesquisar em educação.pt_BR
dc.description.abstractOnce the philosopher Michel Foucault wrote why we should write if not to transform our own thinking. Started by these questions is presented in this text a set of research carried out in the field of education based on notions and concepts arising from the approximation of two other fields of knowledge, art and philosophy. With these movements, we have experimented ways of inhabiting the school as a political gesture of making the school think inside itself. Without the pretension to put in visibility a supposed essence or "the reality of the school", but to seek ethical principles of action that configure what is identified in the thinking of Foucault “aesthetic of existence”. In this way, we think of an ethics, or a way of conducting oneself as students, teachers and researchers in the field of education. An attitude that assumes the issues that are pertinent to our own time. With this we do not seek to forge a model or to present a specific approach of work, but to make public the way a research group has moved in different ways, when operating with specific concepts and practices of investigation that move away from prescriptive and rigid tasks, in order to free space for artistic ways of researching in education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação e cultura contemporânea : revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Estácio de Sá. Rio de Janeiro. Vol. 15, n. 39 (2018), p. 215-237pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPesquisa educacionalpt_BR
dc.subjectResearchen
dc.subjectEducationen
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectArten
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectEthicen
dc.subjectAestheticsen
dc.titleExperimentar modos outros de habitar a escola : arte e filosofia na pesquisa em educaçãopt_BR
dc.title.alternativeExperience other modes to dwell school : art and philosophy in research in educationen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001075784pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples