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dc.contributor.authorMacke, Janainapt_BR
dc.contributor.authorCarrion, Rosinha da Silva Machadopt_BR
dc.contributor.authorDilly, Eliete Kunrathpt_BR
dc.date.accessioned2019-05-11T02:38:15Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.issn1415-6555pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/194182pt_BR
dc.description.abstractExiste um discurso difundido no imaginário social que aponta as empresas como os atores mais qualificados para resolver os problemas sociais, dada a competência que elas vêm demonstrando para enfrentar a concorrência em mercado globalizado e competitivo. No entanto, defende-se que, subjacente a essa visão, está uma visão reducionista da complexidade dos fatos sociais, ao considerar os problemas do campo social como passíveis de serem equacionados pela simples gestão eficiente e eficaz de recursos. O presente artigo foi embasado em pesquisa empírica realizada em sete empresas da região da Serra Gaúcha, agraciadas com o prêmio Responsabilidade Social oferecido pela Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul. O método de trabalho utilizado foi o de estudos de casos múltiplos; como técnica de análise de dados, foi utilizada a análise de conteúdo. Dentre os resultados destacam-se: a fraca intensidade da relação entre empresa e beneficiados, o baixo grau de estruturação dos programas e uma sobreposição de programas atuando com o mesmo público. O artigo aponta os limites de programas sociais de empresas privadas, e propõe, a partir da teoria do capital social, uma proposta para qualificá-los, de modo a potenciar sua contribuição para a construção de uma sociedade mais equilibrada.pt
dc.description.abstractThere is a discourse that has already spread in the social imaginary that identifies the company as the best qualified actor for solving social problems, given their competence when it comes to facing the globalized and competitive market. Nevertheless, we argue that behind this point of view there is a reductionist view concerning the complexity of social facts, considering social problems simply as efficient and effective management resources. This study is based on empirical research that was conducted in seven enterprises in Rio Grande do Sul State. The companies won the Social Responsibility Award from the Legislative Assembly of Rio Grande do Sul. We used a multiple case study and a content analysis technique. The results show a weak relationship link between companies and the people who benefited, a low level of structured programs and an overlap of programs working with the same target public. The article points out the limits of the social programs and proposes a model – based on the social capital theory - in order to qualify them so that they can strengthen their contribution to building a more balanced society.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de administração contemporânea. Rio de Janeiro. Vol. 14, n. 5 (jul./ago. 2010), p. 836-853pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCorporate social programsen
dc.subjectPrograma socialpt_BR
dc.subjectCapital socialpt_BR
dc.subjectSocial capital theoryen
dc.subjectSocial managementen
dc.subjectResponsabilidade social corporativapt_BR
dc.subjectGestão socialpt_BR
dc.subjectSocial actions valuationen
dc.titleProgramas sociais corporativos e capital social : proposta de qualificaçãopt_BR
dc.title.alternativeCorporate social programs and social capital : a proposal for qualificationen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000758081pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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