Análise do instrumento de avaliação de cursos em uma instituição de ensino superior da Serra Gaúcha
dc.contributor.author | Pandolfi, Cesar | pt_BR |
dc.contributor.author | Ten Caten, Carla Schwengber | pt_BR |
dc.contributor.author | Rodrigues, Cláudia Medianeira Cruz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-05-11T02:37:48Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1983-4535 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/194156 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa objetivou avaliar as mudanças realizadas no instrumento de coleta de dados para avaliação institucional de cursos de uma Instituição de Ensino Superior da Serra Gaúcha. Utilizou-se a análise da consistência interna do instrumento e a análise multivariada dos resultados da avaliação dos cursos. Caracteriza-se como um estudo de caso, de natureza aplicada e descritiva. A coleta de dados ocorreu no segundo semestre de 2013 e obteve um retorno de 8.854 respondentes. Os resultados estão estruturados em dois fatores, bem como divididos pelos 16 cursos pesquisados. O estudo contribuiu para verificar que o instrumento se mostra adequado e evidenciou que as respostas podem ser agrupadas em três níveis de satisfação. Por fim, serve de base para análise e reorganização das práticas adotadas pelos cursos, tendo referência os aspectos identificados que servem como norteadores de ações de melhoria. | pt |
dc.description.abstract | This research aimed to evaluate the changes made in the data collection instrument for institutional evaluation courses in a higher education institution of the Serra Gaucha. We used the analysis of the instrument's internal consistency and multivariate analysis of the evaluation results of the courses. It is characterized as a case study, applied and descriptive nature. Data collection occurred in the second half of 2013 and achieved a return of 8.854 respondents. The results are structured on two factors, and divided by the 16 surveyed courses. The study contributed to identifying the instrument shown adequate and showed that responses can be grouped into three levels of satisfaction. Finally, the basis for analysis and reorganization of the practices adopted by the courses, and reference the identified aspects that serve as a guide for improvement actions. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista gestão universitária na América Latina [recurso eletrônico]. Florianópolis, SC. Vol. 9, n. 2 (maio 2016), p. 301-319 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Evaluation | en |
dc.subject | Avaliação institucional | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Instrument | en |
dc.subject | Higher education institution | en |
dc.title | Análise do instrumento de avaliação de cursos em uma instituição de ensino superior da Serra Gaúcha | pt_BR |
dc.title.alternative | Analysis of course assessment tool in a higher education institution of the Serra Gaucha | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000993307 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (40361)Engineering (2440)