VËNHNÏKRÉN : um estudo sobre a matemática Kaingang
Fecha
2011Autor
Nivel académico
Maestría
Tipo
Materia
Resumo
O protagonismo indígena, cada vez mais evidenciado através da busca pela inserção de seus conhecimentos tradicionais aos currículos escolares, nos faz pensar de que maneira a escola pode funcionar como um mecanismo de (re)apropriação dos conhecimentos específicos indígenas, aliados ao aprendizado escolar. Tomando como fonte o pensamento kaingang, proponho um caminho onde tal pensamento possa ser evidenciado através e a partir de sua cosmologia. Partindo dos aportes teóricos da etnomatemática e ...
O protagonismo indígena, cada vez mais evidenciado através da busca pela inserção de seus conhecimentos tradicionais aos currículos escolares, nos faz pensar de que maneira a escola pode funcionar como um mecanismo de (re)apropriação dos conhecimentos específicos indígenas, aliados ao aprendizado escolar. Tomando como fonte o pensamento kaingang, proponho um caminho onde tal pensamento possa ser evidenciado através e a partir de sua cosmologia. Partindo dos aportes teóricos da etnomatemática e aproximando da etnografia, a pesquisa se situa frente à etnomatemática de maneira a mostrar como formas de conceber os saberes e os fazeres desta cultura se relacionam com a matemática, ou seja, a etnomatemática é concebida como produto cultural deste grupo. Com a abordagem específica da matemática, busco elementos para mostrar como se manifestam as especificidades matemáticas entre os kaingang, contribuindo para uma melhor compreensão desta sociedade, além de contribuir com o desenvolvimento da matemática enquanto disciplina escolar no ensino diferenciado. ...
Abstract
The Indian leadership, increasingly evident through the search by including their traditional knowledge to the curriculum, makes us wonder how the school can provide a mechanism for (re)appropriation of indigenous specific knowledge, combined with classroom learning. Taking as a source kaingang thought, I propose a path where such thinking might be evidenced by and through its own cosmology. Based on the theoretical Ethnomathematics and approaching the ethnography, the research is situated oppo ...
The Indian leadership, increasingly evident through the search by including their traditional knowledge to the curriculum, makes us wonder how the school can provide a mechanism for (re)appropriation of indigenous specific knowledge, combined with classroom learning. Taking as a source kaingang thought, I propose a path where such thinking might be evidenced by and through its own cosmology. Based on the theoretical Ethnomathematics and approaching the ethnography, the research is situated opposite the ethnomathematics so as to show ways of conceiving knowledge and the making of this culture, are related to math, or rather ethnomathematics is conceived as a cultural to this group. With the specific approach of mathematics, I try to show how elements are manifested among the specific mathematical kaingang, contributing to a better understanding of this society, and contribute to the development of mathematics as a school subject in differentiated instruction. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Colecciones
-
Ciencias Humanas (7479)Educación (2504)
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