Redesign de livro infantil com foco em leitura compartilhada
Visualizar/abrir
Data
2018Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho de Conclusão de Curso em Design Visual apresenta como proposta a produção de um produto visual cuja composição auxilie a interação entre pais e filhos no momento de leitura conjunta, promovendo o aprendizado infantil e um maior entrosamento entre os leitores. Para tanto, foram investigados conceitos de leitura compartilhada e de design editorial. O conteúdo usado foi o do livro infantil As aventuras de Pedro, uma pedra espacial, da astrônoma brasileira Duilia de Mello, por ser do ...
Este trabalho de Conclusão de Curso em Design Visual apresenta como proposta a produção de um produto visual cuja composição auxilie a interação entre pais e filhos no momento de leitura conjunta, promovendo o aprendizado infantil e um maior entrosamento entre os leitores. Para tanto, foram investigados conceitos de leitura compartilhada e de design editorial. O conteúdo usado foi o do livro infantil As aventuras de Pedro, uma pedra espacial, da astrônoma brasileira Duilia de Mello, por ser do gênero expositivo. Foi adicionado ao livro perguntas relacionando o conteúdo da narrativa com a vida dos leitores como forma de incentivar a interação. A execução do projeto foi guiada pela junção da metodologia de design mais ampla (MUNARI, 2008) com o método focado em editorial (LINS, 2004). Durante a execução do projeto foram feitas avaliações com uma criança, posteriormente com duas designers pósgraduandas especialistas em projetos para o público infantil, foram feitos três grupos focais com designers pós graduandos, e o conteúdo foi revisado por professoras de educação infantil e por um professor de astronomia. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Curso de Design Visual.
Coleções
-
TCC Design (387)
Este item está licenciado na Creative Commons License