Show simple item record

dc.contributor.authorVieira, Guilherme Bergmann Borgespt_BR
dc.contributor.authorMuller, Claudio Josept_BR
dc.contributor.authorKliemann Neto, Francisco Josept_BR
dc.date.accessioned2019-05-08T02:34:59Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn1808-0448pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/193999pt_BR
dc.description.abstractA elevada concorrência em mercados cada vez mais exigentes tem provocado nas empresas uma contínua busca por um melhor posicionamento competitivo. Nesse contexto, o presente trabalho se propôs a analisar o posicionamento competitivo de uma empresa atuante no comércio varejista de artigos esportivos. Para tanto, foram identificados e analisados os atributos competitivos da organização a partir da ótica de seus clientes, com o propósito de avaliar a atuação da empresa, comparativamente à concorrência; identificar padrões de desempenho a serem buscados e estabelecer indicadores de avaliação. Os resultados indicaram que a empresa apresenta um desempenho geral elevado e os atributos que apresentaram maior desempenho percebido pelos clientes foram “prazo de pagamento” e “atendimento”. No que se refere à análise estatística, os atributos que apresentaram significância foram “preços”, “disponibilidade de produtos” e “atendimento”. Tais variáveis, conforme coeficiente de determinação (R2) encontrado na pesquisa, explicam 85,75% da variação da avaliação geral, o que justifica sua relevância. De posse desses resultados, a empresa poderá desenvolver estratégias para cada atributo, estabelecer indicadores de acompanhamento e, com isso, gerar vantagem competitiva a partir da oferta de maior valor ao seu público-alvo.pt_BR
dc.description.abstractThe high competition in increasingly demanding markets has motivating a continuous seek for a better competitive positioning. In this context the present paper analyzes the competitive positioning of a company that acts in retail of sporting goods. The competitive attributes were identified and analyzed from its customers’ perspective with the aim of evaluating the company’s performance comparatively with the competitors, identifying performance standards to be seek and establishing evaluation indicators. The results indicate that the company presented a high overall performance and the attributes that had the highest performance from customers’ point of view were “term of payment” and “treatment”. With regards to statistical analysis, the attributes which presented significance were “prices”, “products availability” and “treatment”. These variables, according to R2 coefficient found in the research, explain 85,75% of the overall evaluation variation, which justifies its relevance. In possessing these results, the company can develop strategies to each attribute, establish follow-up indicators and create competitive advantage offering more value to its customers.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista gestão industrial [recurso eletrônico]. Curitiba, PR. Vol. 9, n. 3 (2013), p. 681-699pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCompetitive positioningen
dc.subjectComércio varejistapt_BR
dc.subjectIndicadores de desempenhopt_BR
dc.subjectAttributesen
dc.subjectEvaluationen
dc.subjectEstratégia competitivapt_BR
dc.subjectPercepção do consumidorpt_BR
dc.subjectSporting goods retailen
dc.titleO posicionamento competitivo de uma empresa atuante no comércio varejista de artigos esportivos pela ótica de seus clientespt_BR
dc.title.alternativeThe competitive positioning of a sports retailer company by customers's perception en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000915433pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record