Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorCattani, Airtonpt_BR
dc.contributor.authorKlein Neto, Reinoldopt_BR
dc.date.accessioned2019-05-08T02:34:49Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/193979pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa busca discutir as relações existentes entre o desenho e seu reflexo na construção do pensamento de projeto em arquitetura. Abordam-se pontos relacionados ao processo cognitivo, linguagem e criatividade, bem como formas de aquisição de conhecimento por meio do sistema sensório-motor. Uma abordagem histórica focada nos tipos e modos de representação ilustra o papel do desenho como ferramenta de auxílio no desenvolvimento do projeto arquitetônico. Apresentam-se também elementos relacionados ao ensino e à aprendizagem do desenho como instrumento de apoio à criatividade e à aproximação do estudante ao mundo físico. Tais aspectos foram investigados em um estudo de caso envolvendo quatro turmas de estudantes de Arquitetura e Urbanismo, analisadas em duas disciplinas: uma relacionada a desenho e, a outra, a projeto. O resultado geral mostrou que os estudantes com melhor desempenho em desenho apresentaram melhor desempenho em projeto; contudo, mesmo aqueles com maior dificuldade em desenho, apoiados em métodos e sistemas de organização espacial previamente pensados, também apresentaram resultados projetuais consistentes.pt
dc.description.abstractThis research intends to discuss the relation between drawing and its influence in the construction of project thinking in Architecture. Points related to the cognitive process, language and creativity are discussed, as well as ways of acquiring knowledge through the sensorimotor system. A historical approach, focused on the categories and modes of representation, illustrates the role of design as a tool to support the development of architectural project. There are also elements related to the teaching and learning of drawing as an instrument to support creativity and the student's approach to the physical world. These aspects were investigated in a case study involving four classes of Architecture and Urbanism students, analyzed in two disciplines: one related to drawing and, the other, related to the project. The overall result demonstrated that students with better performance in drawing presented better performance in architectural project. However, even those with greater difficulty in drawing, supported by previously thought out spatial organization methods and systems, also presented consistent project results.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDrawingen
dc.subjectDesenhopt_BR
dc.subjectTeachingen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectLanguageen
dc.subjectArquiteturapt_BR
dc.subjectThoughten
dc.subjectIdeaen
dc.titleO desenho e a ideia : representação e construção do pensamento projetual em arquiteturapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001092954pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquiteturapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem