A encruzilhada da aprendizagem organizacional : uma visão multiparadigmática
dc.contributor.author | Antonello, Cláudia Simone | pt_BR |
dc.contributor.author | Godoy, Arilda Schimidt | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-05-04T02:35:40Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1415-6555 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/193817 | pt_BR |
dc.description.abstract | A literatura sobre Aprendizagem Organizacional [AO] tem avançado não somente no volume de publicações, mas apontando outras dimensões do tema. Envolve diversos campos teóricos: psicológicos, sociológicos, culturais, históricos e metodológicos, além da gestão propriamente dita. Assim, pergunta-se: Quais questões e características básicas fazem a AO peculiar e a separa de outros conceitos relacionados? Para responder a este questionamento são apresentadas as diversas perspectivas teóricas que abordam AO, algumas questões e reflexões relacionadas às teorias, assim como definições e estudos desenvolvidos no campo. Utilizando-se uma análise de inspiração multiparadigmática, as contribuições identificadas foram agrupadas em cinco campos que apresentam alguns temas e questões recorrentes. Esta análise aponta quatro questões (relacionadas ao nível de análise, resultados da aprendizagem, mudanças e processos de aprendizagem), que o conceito de AO deve superar para tornar-ser significativo. Visando superar estes desafios, sugere-se a adoção de uma perspectiva baseada em práticas. | pt |
dc.description.abstract | The literature on Organizational Learning [OL] has been moving forward not only in the volume of publications but also by pointing to other dimensions of the theme. The debate involves several theoretical fields - psychological, sociological, cultural, historical and methodological – in addition to management itself. A question emerges: which issues and basic characteristics make OL different and separated from the other related concepts? In order to answer this question a number of theoretical perspectives of OL are presented and discussed, along with some inquiries and reflections related to these theories, as well as definitions and studies developed in this field. Using the multiparadigmatic approach, the literature on OL was organized and grouped into five fields. This analysis pointed to four questions (related to the level of learning, learning results, changes and learning processes) that the concept of OL has to overcome to become significant. It is suggested that a possible way to overcome these challenges is to adopt a perspective based on practices. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista de administração contemporânea. Rio de Janeiro. Vol. 14, n. 2 (mar./abr. 2010), p.310-332 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Aprendizagem organizacional | pt_BR |
dc.subject | Organizational learning | en |
dc.subject | Learning based in practice | en |
dc.subject | Comportamento organizacional | pt_BR |
dc.subject | Cultura organizacional | pt_BR |
dc.subject | Multiparadigmatic approach | en |
dc.subject | Mudança organizacional | pt_BR |
dc.subject | Literature review | en |
dc.subject | Research method | en |
dc.title | A encruzilhada da aprendizagem organizacional : uma visão multiparadigmática | pt_BR |
dc.title.alternative | The crossroads of organizational learning : a multiparadigmatic view | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000758080 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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