Um recorte das políticas públicas de assistência ao idoso de Porto Alegre no centro de referência da assistência social (CRAS): um relato de experiência
Fecha
2011Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
A temática abordada neste trabalho de conclusão de curso refere-se a um recorte das políticas públicas de assistência ao idoso do município de Porto Alegre no centro de referência da assistência social ( CRAS). O objetivo foi analisar a experiência de formação nas relações com a política pública do idoso no contexto da assistência social e da prática em psicologia. O relato de experiência privilegiou o enfoque qualitativo considerando o percurso da formação na extensão, na Universidade da Terce ...
A temática abordada neste trabalho de conclusão de curso refere-se a um recorte das políticas públicas de assistência ao idoso do município de Porto Alegre no centro de referência da assistência social ( CRAS). O objetivo foi analisar a experiência de formação nas relações com a política pública do idoso no contexto da assistência social e da prática em psicologia. O relato de experiência privilegiou o enfoque qualitativo considerando o percurso da formação na extensão, na Universidade da Terceira Idade (UNITI)e estágio curricular de ênfase em psicologia social e políticas públicas. Nesta experiência ocorreu uma aproximação a um Centro Referência de Assistência Social (CRAS), realizando quatro encontros que envolveram o contato a profissional da psicologia com os idosos do grupo de convivência e fortalecimento de vínculos. Para análise da experiência foram usados como referência os seguintes passos: os dados estatísticos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), exploração dos documentos que orientam a política de assistência ao idoso no município de Porto Alegre, identificação das limitações e potencialidades das ações e das propostas de políticas públicas para idoso, considerando o trabalho da profissional em psicologia e o percurso da formação. No percorrer dessa experiência as reflexões ressaltam que a questão da autonomia do idoso, não é apenas vinculada a individualização, pois sua vivência grupal compartilha diversas práticas vinculas as políticas sociais de garantia de direitos com uma construção coletiva do envelhecer, proporcionando aos velhos o protagonismo da sua história social. Outro fator relevante é o fazer da psicologia e sua cristalização acadêmica desafiada pelo envelhecimento. Outro aspecto a ressaltar são os lugares cada vez mais ocupados por esses velhos, demonstrando suas estratégias de comprometimento, o que redefine o compromisso da psicologia e da sua formação com as políticas públicas de atenção ao idoso. ...
Abstract
The issue addressed in this work of completion refers to a crop of public policy assistance to the elderly in the city of Porto Alegre in a reference center of social assistance (CRAS). The objective was to analyze the experience of forming relationships with the public policy of the elderly in the context of social care and practice in psychology. The experience report favored the qualitative approach considering the extent of the training course at the University of the Third Age (UNITA) and ...
The issue addressed in this work of completion refers to a crop of public policy assistance to the elderly in the city of Porto Alegre in a reference center of social assistance (CRAS). The objective was to analyze the experience of forming relationships with the public policy of the elderly in the context of social care and practice in psychology. The experience report favored the qualitative approach considering the extent of the training course at the University of the Third Age (UNITA) and curricular emphasis in social psychology and public policy. In this experiment there was an approach to a Regional Centre of Social Assistance (CRAS) in a four meetings involving contact the professional psychology with the elderly group living and strengthening of ties. For analysis of the experiment were used as reference to the following steps: statistical data from the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE), exploitation of the documents that guide the care to the elderly in the city of Porto Alegre, limitations and identification of potential actions and proposed policies for the elderly, considering the work of professional psychology and the course of training. In this experiment the reflections go point out that the issue of independence of older people is not only linked to individualization, for its diverse group experience sharing practices related social policies warranty rights with a collective construction of aging, providing the leadership of the old its social history. Another relevant factor is the make of academic psychology and its crystallization challenged by aging. Another thing to note places are increasingly occupied by these old, demonstrating their commitment strategies, which resets the commitment of their psychology and public policy formation with elderly care. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Psicologia.
Colecciones
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