Disfluência na infância : revisão integrativa da literatura sobre prevenção
Fecha
2018Autor
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
Introdução: As disfluências são caracterizadas como comuns ou típicas da gagueira.A gagueira desenvolvimental em crianças pré-escolares é provavelmente proveniente de processos de maturação fisiológicos e neuroanatômicos e parece estar intimamente vinculada às habilidades metalinguísticas. Objetivos: Verificar o cenário nacional e internacional de estudos em disfluência infantil (2 a 5 anos) com relação à prevenção. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada nas bases ...
Introdução: As disfluências são caracterizadas como comuns ou típicas da gagueira.A gagueira desenvolvimental em crianças pré-escolares é provavelmente proveniente de processos de maturação fisiológicos e neuroanatômicos e parece estar intimamente vinculada às habilidades metalinguísticas. Objetivos: Verificar o cenário nacional e internacional de estudos em disfluência infantil (2 a 5 anos) com relação à prevenção. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada nas bases de dados Pubmed, Scielo, BVS (Biblioteca Virtual em Saúde – Bireme) e Periódicos Capes, na qual foram utilizados os descritores “gagueira”, “criança”, “pré-escola” e “prevenção” em português e inglês. Resultados: Foram encontrados dezesseis artigos relacionados à prevenção em crianças pré-escolares (2 a 5 anos) que foram organizados em sete categorias: fator biológico, gestão em saúde, fator linguístico, intervenção, pais, escola e pesquisa. Conclusão: A pesquisa revelou poucos estudos sobre ações de prevenção em gagueira com crianças pré-escolares especificamente com os pais, escola e na clínica fonoaudiológica. ...
Abstract
Introduction: Disfluencies characterize as common or typical of stuttering. Persistent developmental stuttering in preschool children is a physiological and neuroanatomic maturation process and seems to be closely related to metalinguistic abilities. Objectives: To verify the national and international scenario of studies on infant disfluency (2 to 5 years) in relation to prevention. Method: This is an integrative review of the literature, carried out in the Pubmed, Scielo, BVS (Biblioteca Virt ...
Introduction: Disfluencies characterize as common or typical of stuttering. Persistent developmental stuttering in preschool children is a physiological and neuroanatomic maturation process and seems to be closely related to metalinguistic abilities. Objectives: To verify the national and international scenario of studies on infant disfluency (2 to 5 years) in relation to prevention. Method: This is an integrative review of the literature, carried out in the Pubmed, Scielo, BVS (Biblioteca Virtual de Saúde - Bireme) and Periódicos Capes databases, in which the descriptors were "stuttering", "child", "preschool” and “prevention” in Portuguese and English. Results: Sixteen articles related to prevention in preschool children (2 to 5 years) were found and organized into seven categories: biological factor, health management, linguistic factor, intervention, parents, school and research. Conclusion: The research showed few articles about stuttering prevention in preschool children specifically with parents, school and in the speech-language clinic. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Faculdade de Odontologia. Curso de Fonoaudiologia.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Fonoaudiología (151)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License