Consciência fonológica em pré-escolares : busca em artigos nacionais
dc.contributor.advisor | Scherer, Ana Paula Rigatti | pt_BR |
dc.contributor.author | Pinto, Priscila Evangelista | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-05-03T02:34:25Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/193712 | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão de literatura a respeito de estudos brasileiros sobre a consciência fonológica no público pré-escolar de crianças de 4 a 5 anos. Realizou-se busca no Portal Periódicos da Capes nos últimos 5 anos. Os critérios para a inclusão de estudos para esta revisão incluem: artigos brasileiros publicados nos últimos 5 anos de tipo transversal ou longitudinal com sujeitos pré-escolares (4 a 5 anos). Foram excluídos da pesquisa estudos realizados com crianças que apresentavam alguma alteração orgânica, cognitiva e/ou perceptiva; artigos de revisão de literatura, artigos internacionais e com idades que não compreendiam a fase pré-escolar. Foram utilizadas as seguintes palavras-chave: consciência fonológica e pré-escolares. Foram encontrados 30 artigos com estas palavras-chave, mas somente quatro preenchiam os requisitos desta pesquisa. 75% destes artigos foram de estudos transversais; 50% deles focaram na relação consciência fonológica e leitura e escrita, 25% na relação com a oralidade e 25% em outras habilidades cognitivas. Além disso, a maior parte dos artigos que constavam na base vinculava a consciência fonológica a patologia e não ligada a prevenção com indivíduos com desenvolvimento típico. Há relação entre oralidade e aquisição inicial de leitura e escrita. Contudo, na base pesquisada, existe pouca literatura abordando este assunto e nenhum dos estudos trata de atividades a respeito de consciência fonológica e alfabetização. | pt_BR |
dc.description.abstract | The proposal of this work was a literature review on respect to Brazilian studies concerning a phonological awareness in the pre-school audience, that is, children from 4 to 5 years. Capes scientific base has been searched in the last 5 years. The criteria for a series of studies to evaluate the review are: the articles for the last 5 years of studies on the transversal or longitudinal theme with preschoolers (4 to 5 years). We selected studies that performed research with children who had some organic, cognitive and / or perceptive changes; articles of literature review, international articles and commissions that did not include a preschool stage. Phonological awareness and preschoolers were used as keywords. We found 30 articles with these keywords, but they were filled with search results. 75% of these articles were from cross-sectional studies; 50% of them are related to phonological awareness and reading and writing, 25% in relation to orality and 25% in other cognitive abilities. In addition, most of the articles in the database are related to pathology and lack of prevention. There is a relation between orality and the initial reading of writing and writing. This issue is not available on this topic, moreover, none of the studies concerned phonological awareness and literacy activities. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Phonological awareness | en |
dc.subject | Consciência fonológica | pt_BR |
dc.subject | Crianças em idade pré-escolar | pt_BR |
dc.subject | Preschool | en |
dc.subject | Literacy | en |
dc.subject | Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Revisão de literatura | pt_BR |
dc.title | Consciência fonológica em pré-escolares : busca em artigos nacionais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001092818 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Psicologia | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Odontologia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License