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dc.contributor.advisorScherer, Ana Paula Rigattipt_BR
dc.contributor.authorPinto, Priscila Evangelistapt_BR
dc.date.accessioned2019-05-03T02:34:25Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/193712pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão de literatura a respeito de estudos brasileiros sobre a consciência fonológica no público pré-escolar de crianças de 4 a 5 anos. Realizou-se busca no Portal Periódicos da Capes nos últimos 5 anos. Os critérios para a inclusão de estudos para esta revisão incluem: artigos brasileiros publicados nos últimos 5 anos de tipo transversal ou longitudinal com sujeitos pré-escolares (4 a 5 anos). Foram excluídos da pesquisa estudos realizados com crianças que apresentavam alguma alteração orgânica, cognitiva e/ou perceptiva; artigos de revisão de literatura, artigos internacionais e com idades que não compreendiam a fase pré-escolar. Foram utilizadas as seguintes palavras-chave: consciência fonológica e pré-escolares. Foram encontrados 30 artigos com estas palavras-chave, mas somente quatro preenchiam os requisitos desta pesquisa. 75% destes artigos foram de estudos transversais; 50% deles focaram na relação consciência fonológica e leitura e escrita, 25% na relação com a oralidade e 25% em outras habilidades cognitivas. Além disso, a maior parte dos artigos que constavam na base vinculava a consciência fonológica a patologia e não ligada a prevenção com indivíduos com desenvolvimento típico. Há relação entre oralidade e aquisição inicial de leitura e escrita. Contudo, na base pesquisada, existe pouca literatura abordando este assunto e nenhum dos estudos trata de atividades a respeito de consciência fonológica e alfabetização.pt_BR
dc.description.abstractThe proposal of this work was a literature review on respect to Brazilian studies concerning a phonological awareness in the pre-school audience, that is, children from 4 to 5 years. Capes scientific base has been searched in the last 5 years. The criteria for a series of studies to evaluate the review are: the articles for the last 5 years of studies on the transversal or longitudinal theme with preschoolers (4 to 5 years). We selected studies that performed research with children who had some organic, cognitive and / or perceptive changes; articles of literature review, international articles and commissions that did not include a preschool stage. Phonological awareness and preschoolers were used as keywords. We found 30 articles with these keywords, but they were filled with search results. 75% of these articles were from cross-sectional studies; 50% of them are related to phonological awareness and reading and writing, 25% in relation to orality and 25% in other cognitive abilities. In addition, most of the articles in the database are related to pathology and lack of prevention. There is a relation between orality and the initial reading of writing and writing. This issue is not available on this topic, moreover, none of the studies concerned phonological awareness and literacy activities.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPhonological awarenessen
dc.subjectConsciência fonológicapt_BR
dc.subjectCrianças em idade pré-escolarpt_BR
dc.subjectPreschoolen
dc.subjectLiteracyen
dc.subjectFonoaudiologiapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectRevisão de literaturapt_BR
dc.titleConsciência fonológica em pré-escolares : busca em artigos nacionaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001092818pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Odontologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationFonoaudiologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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