Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCurtis, Maria do Carmo Gonçalvespt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Giancarlo Noll dept_BR
dc.date.accessioned2019-04-30T02:35:09Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/193602pt_BR
dc.description.abstractUma mudança de paradigma, cada vez mais perceptível em nossa sociedade, se refere a busca pelo crescimento sustentável e solidário, em que todos participem, não de maneira pré-definida, e sim conforme suas demandas e interesses, de maneira mais crítica e autonôma. Essa mudança tem se apresentado nas três áreas de enfo-que desse trabalho de conclusão de curso: design, economia e educação. Alinhado a mudança de paradigma, esse trabalho buscou viabilizar, no contexto da Escola Estadual de Ensino Fundamental Eva Carminatti, aprendizagem significa-tiva para capacitar técnico-científicamente os participantes. Trata-se de um projeto pedagógico, sob uma abordagem multidisciplinar, em que o design cumpre um papel social. Durante o desenvolvimento projetual foram aplicados métodos e ferramentas de design colaborativo, para a efetiva participação dos estudantes no processo. Tendo em vista, futura geração de renda e reverter os benefícios econômicos aos próprios participantes. A produção se alinhou com os conceitos da economia circular. O conceito definido para o trabalho é o desenvolvimento colaborativo junto aos estudantes da E.E.E.F. Eva Carminatti de uma embalagem biodegradável para mu-das, a partir da qual acontece uma aprendizagem significativa sobre os princípios da economia circular. A embalagem foi produzida utilizando resíduos gerados na própria escola e no ambiente doméstico. Inicialmente, foi proporcionada uma capacitação aos participantes por meio do desenvolvimento de habilidades e competências técnico-científicas e reflexivas que lhes permitiu construir e nutrir a vida material, numa abor-dagem mais alinhada à mudança de paradigma sustentável e solidário. Isto é, a inte-ração do designer com os participantes caracterizou-se pela compreensão de que o processo de aprendizagem parte do indivíduo para o coletivo, com responsabilidade socioambiental, cidadania, e acesso ao conhecimento com qualidade, visando ampliar as condições para que os participantes possam desenvolver sua autonomia e visão crítica.pt
dc.description.abstractThe paradigm shift towards a more sustainable and colective growth, with eve-ryone being able to pursuit an autonomous way of living is becoming more and more perceptible and desired in the people’s heads. This shift has been seen in the last years also in the areas where this work focus: design, economy and education. This work aims to adress this paradigm shift in the school context of the E.E.E.F. Eva Carminatti, coming with the tools to make viable a school project that creates a meaningful learning and make it possible for the students to create opportunities for income generation, from the production and selling of a product aligned with the circu-lar economy principles. During the development of this project, participatory design method and tools will be applied to create this product more collectively, turning the benefits of this process to the participants themselves. The concept developed for this work is the participatory design with the students from the E.E.E.F. Eva Carminatti of a biodegradable packaging for plants, using reject produced in the very schoo and acquiring the plants via partnerships created with neighborhood producers.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesign de produtopt_BR
dc.subjectSchoolen
dc.subjectSocialen
dc.subjectDesign participativopt_BR
dc.subjectParticipativeen
dc.subjectDesignen
dc.subjectCircularen
dc.subjectEconomyen
dc.subjectEducationen
dc.titleTudo muda : um projeto de design colaborativo e econonomia circular no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001091244pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationDesign de Produtopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples