Mostrar el registro sencillo del ítem
Adaptation to portuguese and initial validation of the O*NET interests profiler - short form in a sample of brazilian university students
dc.contributor.advisor | Teixeira, Marco Antonio Pereira | pt_BR |
dc.contributor.author | López Castillo, Sergio Armando | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-04-30T02:34:52Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/193597 | pt_BR |
dc.description.abstract | The assessment of vocational interests is a central issue in career counseling. This study aimed to adapt to Brazilian Portuguese the O*NET Interests Profiler - Short Form using a sample of 603 Brazilian university students from 28 different undergraduate degree programs, and obtain evidences of validity and reliability for the instrument. Two different instruments resulted from this work. The instruments evaluate vocational interests according to the RIASEC model, which includes six dimensions (Realistic, Investigative, Artistic, Social, Enterprising and Conventional). This model proposes that the six dimensions can be organized in a hexagonal structure following the R-I-A-S-E-C order, where adjacent dimensions should be more strongly related to each other than non-adjacent dimensions. Validity evidence was obtained through Principal Components Analysis (PCA), Multidimensional Scaling (MDS), correlations between secondary concepts from the theoretical model, and contrasts between groups. PCA results were in accordance with theoretical expectations (differentiation of the six dimensions), while MDS results did not confirm the hexagonal structure. Other correlational results were in consonance with theoretical predictions. The contrasts between selected groups indicated concurrent validity of the instruments. Internal consistency indexes for each subscale were good. Overall results suggest the instruments have acceptable evidences of validity and reliability. Further studies are suggested in order to increase the suitability of the instruments. | en |
dc.description.abstract | La evaluación de intereses vocacionales es un tema central en asesoramiento de carrera. Este estudio tuvo como objetivo adaptar al portugués brasilero el O*NET Interests Profiler - Short Form en una muestra de 603 estudiantes universitarios brasileros, de 28 programas diferentes de pregrado, y obtener evidencias de validez y confiabilidad. De este trabajo surgieron dos instrumentos. Estos evalúan intereses de acuerdo al modelo RIASEC, que incluye seis dimensiones (Realista, Investigativo, Artístico, Social, Emprendedor y Convencional). Este modelo propone que las seis dimensiones pueden ser organizadas en una estructura hexagonal, siguiendo la secuencia R-I-A-S-E-C, donde las dimensiones adyacentes deben estar más fuertemente relacionadas que aquellas q no son contiguas. Las evidencias de validez se obtuvieron a través de un Análisis de Componentes Principales (PCA), Escalonamiento Multidimensional (MDS), correlaciones entre conceptos secundarios del modelo teórico, y contrastes entre grupos. Los resultados del PCA (distinción de las seis dimensiones) fueron coherentes con la teoría, pero los resultados del MDS no confirmaron la estructura hexagonal. Otras correlaciones estuvieron de acuerdo con las expectativas teóricas. El contraste entre grupos seleccionados indicó validez concurrente en los instrumentos. Los índices de consistencia interna fueron buenos. En general los resultados sugieren que los instrumentos tienen evidencias de validez y confiabilidad aceptables. Se sugieren nuevos estudios para incrementar la idoneidad de los instrumentos. | es |
dc.description.abstract | A avaliação dos interesses vocacionais é um ponto central no aconselhamento de careira. O objetivo deste estudo foi adaptar ao português brasileiro O*NET Interests Profiler - Short Form utilizando uma amostra de 603 estudantes universitários brasileiros de 28 diferentes cursos de graduação, e obter evidências de validade e fidedignidade para o instrumento. Doiss instrumentos resultaram da pesquisa. Os instrumentos avaliam interesses vocacionais de acordo com o modelo RIASEC, o qual inclui seis dimensões (Realista, Investigativo, Artístico, Social, Empreendedor e Convencional). Este modelo propõe que as seis dimensões podem ser organizadas em uma estrutura hexagonal seguindo a ordem R-I-A-S-E-C, onde dimensões adjacentes devem ser mais fortemente relacionadas entre si do que dimensões não adjacentes. Evidências de validade foram obtidas através de Análise de Componentes Principais (PCA) e de Escalonamento Multidimensional (MDS), correlações entre conceitos secundários do modelo teórico, e contrastes entre grupos. Os resultados da PCA mostraram-se de acordo com as expectativas teóricas (diferenciação das seis dimensões), enquanto os resultados da MDS não confirmaram a estrutura hexagonal. Outros resultados correlacionais estiveram de acordo com as predições teóricas. Os contrastes entre grupos selecionados indicaram a validade concorrente dos instrumentos. Os índices de consistência interna para cada subescala foram bons. De um modo geral os resultados sugerem que os instrumentos adaptados possuim evidências de validade e fidedignidade aceitáveis. Novos estudos são sugeridos para melhorar a adequação dos instrumentos. | pt |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | eng | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Orientação vocacional | pt_BR |
dc.subject | Career choice | en |
dc.subject | Psicologia do desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | O*NET | en |
dc.subject | Avaliação psicológica | pt_BR |
dc.subject | Interests | en |
dc.subject | Desenvolvimento de carreira | pt_BR |
dc.subject | RIASEC | en |
dc.subject | Elección de carrera | es |
dc.subject | Carreira profissional | pt_BR |
dc.subject | Estudantes universitários | pt_BR |
dc.subject | Intereses | es |
dc.subject | Evaluación psicológica | es |
dc.subject | Psychological assessment | en |
dc.title | Adaptation to portuguese and initial validation of the O*NET interests profiler - short form in a sample of brazilian university students | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001088312 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Psicologia | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2017 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Ciencias Humanas (7479)Psicología (695)