A interdisciplinaridade no ensino de ciências da natureza na perspectiva de duas escolas públicas da região do litoral norte do Rio Grande do Sul
Fecha
2019Nivel académico
Maestría
Tipo
Materia
Resumo
A presente pesquisa teve a intenção de investigar um estudo realizado com seis professores da área das Ciências da Natureza do Ensino Médio de duas Escolas Públicas Estaduais, localizadas na Região Litoral Norte do RS, cuja finalidade foi compreender a maneira como a interdisciplinaridade é trabalhada no Ensino Médio nestas escolas pelos professores desta área. Com esta iniciativa, procurou-se analisar a compreensão que os professores têm quanto à interdisciplinaridade, a maneira como ela é tra ...
A presente pesquisa teve a intenção de investigar um estudo realizado com seis professores da área das Ciências da Natureza do Ensino Médio de duas Escolas Públicas Estaduais, localizadas na Região Litoral Norte do RS, cuja finalidade foi compreender a maneira como a interdisciplinaridade é trabalhada no Ensino Médio nestas escolas pelos professores desta área. Com esta iniciativa, procurou-se analisar a compreensão que os professores têm quanto à interdisciplinaridade, a maneira como ela é trabalhada no Ensino Médio na sala da aula e se esta metodologia é eficaz nos processos de ensino e de aprendizagem. Autores como Fazenda (2011) e Japiassu (1989) contribuíram para conceituar a interdisciplinaridade. A pesquisa consistiu-se em entrevistas, que ocorreram nas dependências das escolas, utilizando-se da modalidade de estudo de caso como método de investigação e de Análise Textual Discursiva (ATD) para analisar os dados. Resultando nas seguintes categorias: Temas Transversais, Projetos Interdisciplinares, Seminário Integrado, Formação Continuada/Capacitações e Reuniões Pedagógicas. O estudo evidenciou que, por meio dessas categorias, os professores, sob o viés da ATD, demonstraram alguns problemas que ocorrem para a viabilização de práticas interdisciplinares. Dentre eles, destacam-se: falta de tempo para planejamento, atender mais de uma escola, carga horária extensa, greve. Já como alternativa de superação e a realização da interdisciplinaridade, destacou-se o: diálogo, reuniões pedagógicas e formação continuada como alavanca para interação entre os professores e a superação do conteudismo. Desta forma, a tomada de consciência quanto à proposta foi efetiva e, apesar de inicialmente ter ocorrido algumas resistências, evidenciou-se que os professores trabalham por meio da contextualização e o cotidiano do aluno, construindo as práticas interdisciplinares no Ensino de Ciências da Natureza, com opções teórico-metodológicas adequadas para uma ação pedagógica contextualizada quanto à realidade da comunidade escolar local. ...
Abstract
The aim of this research was to investigate a study carried out with six professors of Nature Sciences area from the High School of two State Public Schools, located in the North Coast Region of Rio Grande do Sul. The purpose was to understand how interdisciplinarity is worked out in high school in these schools by teachers in this area. With this initiative, we tried to analyze the teachers' understanding of interdisciplinarity, the way it is worked in high school in the classroom and whether ...
The aim of this research was to investigate a study carried out with six professors of Nature Sciences area from the High School of two State Public Schools, located in the North Coast Region of Rio Grande do Sul. The purpose was to understand how interdisciplinarity is worked out in high school in these schools by teachers in this area. With this initiative, we tried to analyze the teachers' understanding of interdisciplinarity, the way it is worked in high school in the classroom and whether this methodology is effective in the teaching-learning process. Authors like Fazenda (2011) and Japiassu (1989) contributed to conceptualize the interdisciplinarity. The research consisted of interviews, which occurred in the schools' dependencies, using the case study modality as a research method and Discursive Textual Analysis (DTA) to analyze the data. Resulting in the following categories: Transversal Themes, Interdisciplinary Projects, Integrated Seminar, Continuing Education / Training and Pedagogical Meetings. The study evidenced that, through these categories, teachers, under the ATD bias, demonstrated some problems that occur to the viabilization of interdisciplinary practices. Among them are: lack of time for planning, attending more than one school, extensive workload and strike. As an alternative to overcoming and the achievement of interdisciplinarity, the following stand out: dialogue, pedagogic meetings, and continuous training as a lever for interaction between teachers and overcoming of content. In this way, the awareness about the proposal was effective and, although initially there was some resistance, it was evidenced that the teachers work through the contextualization and the daily life of the student, constructing the interdisciplinary practices in the Teaching of Natural Sciences, with appropriate theoretical and methodological options for a contextualized pedagogical action regarding the reality of the local school community. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
Colecciones
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Multidisciplinario (2573)
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