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É possível ser todo ouvidos após engolir um sapo ? contribuições para o estudo da compreensão da linguagem figurada por deficientes auditivos oralizados
dc.contributor.advisor | Siqueira, Maity Simone Guerreiro | pt_BR |
dc.contributor.author | Marques, Daniela Fernandes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-04-27T02:37:25Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/193566 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta um estudo acerca da compreensão da linguagem figurada por deficientes auditivos oralizados, usuários de aparelho de amplificação sonora individual ou de implante coclear. Sua organização foi pensada de maneira a expor as etapas seguidas em sua realização, as quais, de certa forma, são independentes, mas estão inter-relacionadas. Na introdução, está explicitada a motivação para a realização do estudo e o problema de pesquisa. Pressupostos teóricos fundamentam e norteiam a interpretação dos resultados obtidos nos estudos empíricos, tanto relacionados à abordagem da linguística cognitiva – para metáforas primárias e expressões idiomáticas – quanto relacionados à perda de audição e ao uso de dispositivos auditivos de reabilitação – aparelhos auditivos ou implantes cocleares. Apresentase uma revisão sistemática das publicações de cunho empírico sobre como ocorre a compreensão da linguagem figurada por deficientes auditivos oralizados. Apesar da diversidade das tarefas utilizadas, os resultados evidenciam a dificuldade de compreensão da linguagem figurada por deficientes auditivos oralizados e a importância da idade para o desempenho de compreensão dos participantes No primeiro estudo empírico, com o intuito de viabilizar a pesquisa proposta e considerando não haver, na literatura, um instrumento considerado padrão-ouro que pudesse ser traduzido e validado, procedeu-se a construção e a validação do instrumento de compreensão de expressões idiomáticas. No segundo estudo empírico, expõe-se a avaliação da compreensão de metáforas primárias e de expressões idiomáticas pelos deficientes auditivos oralizados e são comparados os resultados obtidos por essa amostra com a de participantes ouvintes. Os resultados encontrados mostram que o desempenho na compreensão segue um padrão de melhora, à medida que aumenta a faixa etária dos participantes, mesmo padrão encontrado para os ouvintes. Nos deficientes auditivos oralizados, verificou-se atraso em todas as tarefas que envolvem melhor domínio da linguagem oral. Isso se aplica de forma mais evidente para a tarefa de expressões idiomáticas, embora também se aplique para a tarefa de metáforas primárias verbais e não verbais, essa particularmente para as crianças, nas perguntas abertas. | pt |
dc.description.abstract | The present paper holds a study on figurative language understanding by oral deaf, who use hearing amplification devices or cochlear implant. Its organization was thought so that it would be possible to expose the steps followed for its execution, which are somehow independent but interrelated. At the introduction, it is explicited the study's motivation and also the research question. The theoretical assumption underlie and guide the empirical studies gathered results’ interpretation, not only related to the cognitive linguistic approach - to primary metaphors and idioms - but also related to hearing impairment and the use of reabilitation hearing gadgets - hearing aids or cochlear implants. It is shown a systematic review of empirical publications on how figurative language understanding occurs by oral deaf. Despite the range of tasks utilised, the results advocate the struggle in understanding figurative language by oral deaf and the importance of age to participants’ understanding performance. In the first empirical study, in order to enable the proposed research and considering the non-existance of a gold-pattern instrument in literature, which could be translated and validated, an idoms understanding instrument was built and validated. In the second empirical study, the primary metaphors and idioms understanding assessment by oral deaf is exposed and the results obtained by this sample are compared to hearing participants. The finding results show that the understanding performance follows an improvement pattern since the particpant's age range increases, the same pattern found in hearing people. Among the oral deaf, a delay concerning all tasks that envolve a better oral language control was verified. It is clearer applicable in idiom tasks, even though it is also applicable to verbal and non-verbal primary metaphors task, this last one particularly to children, in open questions. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Linguagem figurada | pt_BR |
dc.subject | Cognitive linguistic | en |
dc.subject | Figurative language | en |
dc.subject | Metáfora no discurso | pt_BR |
dc.subject | Expressões idiomáticas | pt_BR |
dc.subject | Primary metaphors | en |
dc.subject | Portadores de necessidades especiais | pt_BR |
dc.subject | Idioms | en |
dc.subject | Hearing impairment | en |
dc.subject | Implantes cocleares | pt_BR |
dc.subject | Individual hearing gadget | en |
dc.subject | Deficiente auditivo | pt_BR |
dc.subject | Linguagem e línguas | pt_BR |
dc.subject | Cochlear implants | en |
dc.title | É possível ser todo ouvidos após engolir um sapo ? contribuições para o estudo da compreensão da linguagem figurada por deficientes auditivos oralizados | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001089395 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
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