Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorValiati, Leandropt_BR
dc.contributor.authorSantos, Bruno Duarte dospt_BR
dc.date.accessioned2019-04-26T02:38:09Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/193523pt_BR
dc.description.abstractA Economia Criativa tem sido relevante na agenda de muitas nações para incrementar significativamente seu produto interno bruto e contrabalancear os efeitos no emprego devido às transformações que as novas tecnologias e as crises econômicas causam nos mercados de trabalho. Dentro deste contexto, há diversos setores nesta economia que atingem esse resultado e uma delas é o tema de estudo deste trabalho: a Indústria de Software, mais especificamente os aplicativos para dispositivos móveis. A escolha deste setor tem como objetivo elucidar dois pontos principais, analisar como a Indústria de Software se insere na Economia Criativa e evidenciar a hipótese de que produtos digitais que substituem ou complementam indústrias tradicionais, como os portais editoriais, aplicativos de fotografia, podcasts, entre outros, que ampliam o caráter distributivo da cultura e da criatividade independente das barreiras físicas dos mercados. Para o atingimento deste objetivo principal, também será apresentada a conceituação de Economia Criativa, bem como sua relação com a inovação.pt_BR
dc.description.abstractThe Creative Economy has been relevant on the agenda of many nations to significantly increase their gross domestic product and counterbalance the effects on employment due to the transformations that new technologies and economic crises cause in labor markets. Within this context, there are several sectors in this economy that reach this result and one of them is the subject of study of this work: the Software Industry, more specifically the applications for mobile devices. The choice of this sector aims to elucidate two main points, to analyze how the Software Industry is inserted in the Creative Economy and to highlight the hypothesis that digital products that replace or complement traditional industries, such as editorial portals, photography applications, podcasts, among others, which extend the distributive character of culture and creativity independent of the physical barriers of the markets. In order to reach this main objective, the concept of Creative Economy as well as its relation with innovation will also be presented.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectCreative economyen
dc.subjectIndústria de softwarept_BR
dc.subjectCreative industryen
dc.subjectEconomia criativapt_BR
dc.subjectSoftware industryen
dc.subjectInnovation and creativityen
dc.titleAnálise conjuntural da indústria de software : uma luz sobre a importância dos aplicativos móveis na economia criativapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001089305pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples