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dc.contributor.advisorSilva, André Luiz Reis dapt_BR
dc.contributor.authorCornetet, João Marcelo Contept_BR
dc.date.accessioned2019-04-25T02:37:18Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/193479pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa compara as diplomacias econômicas dos governos de Lula da Silva, Dilma Rousseff e Michel Temer, analisando-as em cinco recortes temáticos: comércio, finanças internacionais, investimentos, economia digital e atuação em organizações econômicas internacionais. A análise da tese busca atender aos seguintes objetivos: identificar as semelhanças e diferenças entre as diplomacias econômicas dos governos analisados; identificar os principais atores envolvidos; identificar as causas das continuidades e mudanças; avaliar a eficácia das ações. Admitimos as seguintes hipóteses: em geral, houve continuidade entre os três governos, com mudanças restritas a ajustes de estratégias; os principais atores foram aqueles com mais acesso aos tomadores de decisão em política externa; as continuidades são explicadas pela atuação de burocracias, enquanto as mudanças surgiriam em resposta a estímulos do cenário internacional. A última hipótese foi parcialmente refutada: as mudanças não se deram tão somente em função de estímulos externos. Alguns ajustes foram feitos em função de visões distintas de líderes, bem como em decorrência de reestruturações no âmbito doméstico. Concluímos com discussão sobre a validade da pesquisa, suas limitações e possibilidades de investigações futuras.pt
dc.description.abstractThis research compares the economic diplomacy of the presidencies of Lula da Silva, Dilma Rousseff and Michel Temer, analyzing them in five areas of action: trade, international finance, investment, digital economy and engagement in international economic organizations. The thesis aims to meet the following objectives: to identify similarities and differences between the economic diplomacies of these three administrations; identify key actors involved; identify the causes of the continuities and changes; evaluate the effectiveness of actions. The following hypotheses were put forward: in general, there was continuity between the three governments, with changes restricted to adjustments of strategies; the main actors were those with more access to foreign policy decision makers; the continuities are explained mainly by the performance of bureaucracies, while the changes arose in response to stimuli of the international scene. The last hypothesis was partially refuted: some adjustments were made due to different visions of leaders as well as due to restructurings in the domestic sphere. We conclude with a final discussion about the validity of the research, its limitations and future investigation possibilities.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPolítica externapt_BR
dc.subjectEconomic diplomacyen
dc.subjectRelações internacionaispt_BR
dc.subjectLula da Silvaen
dc.subjectDilma Rousseffen
dc.subjectGoverno Lulapt_BR
dc.subjectGoverno Dilma Rousseffpt_BR
dc.subjectMichel Temeren
dc.subjectGoverno Michel Temer : 2016-2018pt_BR
dc.subjectInternational relationsen
dc.subjectBrazilian foreign policyen
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectForeign Policy analysisen
dc.subjectDiplomacia econômicapt_BR
dc.subjectCiência políticapt_BR
dc.subjectDevelopmenten
dc.titleDiplomacia econômica brasileira de 2003 a 2018pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001089223pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência Políticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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