Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorFensterseifer, Jaime Evaldopt_BR
dc.date.accessioned2010-04-16T09:09:20Zpt_BR
dc.date.issued2000pt_BR
dc.identifier.issn1413-2311pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/19342pt_BR
dc.description.abstractCada vez mais as pressões competitivas sobre as empresas brasileiras vêm não de outras empresas da mesma região, mas de competidores estrangeiros, jogando de acordo com outras regras e, muitas vezes, perseguindo objetivos diferentes. Neste ambiente competitivo, em que a produção industrial vem crescentemente tornando-se uma atividade internacional, as empresas necessitam desenvolver novas competências estratégicas. A maioria das empresas industriais hoje faz parte de redes cada vez mais complexas de produção e de cadeias de suprimentos que extrapolam as fronteiras de seus mercados domésticos; são poucas as que ainda operam de maneira independente. Segundo Steele (1996), mesmo as empresas que ainda não estão organizadas internacionalmente sentem cada vez mais a necessidade de operar dentro de redes globais. Penetração em mercados fechados, desenvolvimento de alianças estratégicas e a busca de fatores de produção de mais baixo custo são algumas das principais motivações. Qualquer que seja o caso, esse novo ambiente competitivo, ao mesmo tempo que traz riscos para as empresas que não se adaptarem, abre um significativo leque de oportunidades para aquelas que souberem formular estratégias coerentes para reconfigurar as atividades da sua cadeia de valor no âmbito internacional e desenvolver as capacitações e as alianças necessárias para implementá- las.pt
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofREAd : revista eletrônica de administração. Porto Alegre. Edição 15, vol. 6, n. 3 (maio/jun 2000), documento eletrônicopt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPequenas e médias empresaspt_BR
dc.subjectCooperaçãopt_BR
dc.subjectCooperativismopt_BR
dc.subjectCompetitividade internacionalpt_BR
dc.subjectEstratégiapt_BR
dc.subjectAliança estratégicapt_BR
dc.titleInternacionalização e cooperacão : dois imperativos para a empresa do terceiro milêniopt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000293924pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem