Mulheres e letras : práticas de cultura escrita na Revista Atenéia (Academia Literária Feminina do Rio Grande do Sul, 1949-1972)
Visualizar/abrir
Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
A dissertação examina a revista Atenéia, produzida pela Academia Literária Feminina do Rio Grande do Sul (ALFRS) entre os anos de 1949 e 1972. Insere-se na perspectiva da História Cultural e da História da Cultura Escrita, em suas contribuições ao campo da História da Educação e, como aporte de reflexão teórica, inspira-se especialmente nos postulados de Roger Chartier. Para estabelecer o contexto de investigação, ocupa-se em historicizar a educação feminina e a produção de periódicos no Brasil ...
A dissertação examina a revista Atenéia, produzida pela Academia Literária Feminina do Rio Grande do Sul (ALFRS) entre os anos de 1949 e 1972. Insere-se na perspectiva da História Cultural e da História da Cultura Escrita, em suas contribuições ao campo da História da Educação e, como aporte de reflexão teórica, inspira-se especialmente nos postulados de Roger Chartier. Para estabelecer o contexto de investigação, ocupa-se em historicizar a educação feminina e a produção de periódicos no Brasil, atendo-se, sobremaneira, à imprensa produzida por mulheres entre meados do século XIX e do século XX. A partir da análise da coleção completa da revista, composta por 55 números distribuídos em 48 edições, propõe-se a investigar as intervenções editoriais realizadas pelas acadêmicas com vistas à difusão da cultura literária entre a comunidade de leitura almejada. Investiga aspectos relacionados à materialidade, tanto na capa quanto nas páginas internas, considerando elementos como características do suporte, periodicidade, escolhas tipográficas, ocupação do espaço gráfico e utilização de fotografias e ilustrações. Tais escolhas evidenciam a intenção de produzir uma revista colecionável, que formasse um conjunto harmônico nos seus 23 anos de circulação e remetesse, em suas dimensões físicas, ao formato de um livro. A dissertação examina também a concepção textual do periódico, dividida entre textos literários e de caráter institucional. Com especial atenção a estes últimos, é possível afirmar que o propósito sinalizado no subtítulo do impresso – Órgão de Intercâmbio Cultural e de Defesa dos Interesses da Academia Literária Feminina do Rio Grande do Sul – pautou a atuação das acadêmicas enquanto editoras, por meio de seções que favorecessem a troca de correspondências entre intelectuais, o papel institucional da Academia e a difusão da cultura literária, graças a resenhas e divulgação de livros novos. As intervenções editoriais dão a ver um propósito de continuidade e estabilidade, apesar das mudanças perceptíveis nas mais de duas décadas de circulação. Com base nas evidências sugeridas pela publicação, pode-se inferir que as editoras atuaram em uma posição de mediação entre o “mundo do texto” e o “mundo do leitor”, no sentido de promover e ampliar a rede de sociabilidades da ALFRS perante uma comunidade interpretativa com a qual partilhavam interesses e habilidades literárias. ...
Abstract
This dissertation examines the journal Atenéia, produced by the Literary Academy of Rio Grande do Sul (ALFRS) between the years 1949 and 1972. It is inserted in the perspective of Cultural History and History of Written Culture, in its contributions to the field of the History of Education and, as a contribution of theoretical reflection, is inspired by Roger Chartier's postulates. In order to establish the context of investigation, it occupies itself in historicizing the feminine education and ...
This dissertation examines the journal Atenéia, produced by the Literary Academy of Rio Grande do Sul (ALFRS) between the years 1949 and 1972. It is inserted in the perspective of Cultural History and History of Written Culture, in its contributions to the field of the History of Education and, as a contribution of theoretical reflection, is inspired by Roger Chartier's postulates. In order to establish the context of investigation, it occupies itself in historicizing the feminine education and the production of periodicals in Brazil, attending, to a large extent, to the press produced by women between the middle of century XIX and of century XX. From the analysis of the complete collection of the magazine, composed of 55 issues distributed in 48 editions, it aims to investigate the editorial interventions made by the scholars with a view to the distribution of literary culture among the reading community sought. It investigates aspects related to materiality, both on the cover and on the internal pages, considering elements such as characteristics of the media, periodicity, typographic choices, occupancy of graphic space and use of photographs and illustrations. Such choices show the intention of producing a collectible magazine, which formed a harmonious set in its 23 years of circulation and referred in its physical dimensions to the format of a book. The dissertation also examines the textual conception of the periodical, divided between literary and institutional texts. With special attention to the latter, it is possible to affirm that the purpose indicated in the subtitle of the print - Organ of Cultural Interchange and Defense of the Interests of the Feminine Literary Academy of Rio Grande do Sul - guided the work of the academics as publishers, through sections that would favor the exchange of correspondences between intellectuals, the institutional role of the Academy and the promotion of literary culture, thanks to reviews and the dissemination of new books. The editorial interventions show a purpose of continuity and stability, despite the perceptible changes in the more than two decades of circulation. Based on the evidence suggested by the publication, it can be inferred that the publishers acted in a position of mediation between the "text world" and the "reader world", in order to promote and expand the ALFRS network of sociabilities in front of an interpretive community with which they shared literary interests and skills. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (7479)Educação (2504)
Este item está licenciado na Creative Commons License