Alfabetização : uma proposta de intervenção psicopedagógica com jogos digitais
Fecha
2014Autor
Tutor
Nivel académico
Especialización
Resumo
Este artigo investiga como as intervenções psicopedagógicas, através do uso de jogos digitais, podem colaborar no processo de alfabetização das crianças. Para efetivar este trabalho foi realizado um levantamento e selecionados alguns jogos digitais de alfabetização oferecidos no site do Ministério da Educação - Portal do Professor que poderiam ser utilizados para aquisição da leitura e da escrita. Procurou-se contemplar os jogos que tivessem objetivos claros e não repetitivos, que abrangessem d ...
Este artigo investiga como as intervenções psicopedagógicas, através do uso de jogos digitais, podem colaborar no processo de alfabetização das crianças. Para efetivar este trabalho foi realizado um levantamento e selecionados alguns jogos digitais de alfabetização oferecidos no site do Ministério da Educação - Portal do Professor que poderiam ser utilizados para aquisição da leitura e da escrita. Procurou-se contemplar os jogos que tivessem objetivos claros e não repetitivos, que abrangessem diferentes níveis de aprendizagem, que fossem lúdicos, que apresentassem diferentes temáticas e que atendessem as necessidades de alunos em processo de alfabetização. Concluímos que, quando bem planejados e aplicados de maneira sistemática, os jogos digitais podem ser ótimos recursos tecnológicos a serem utilizados nas intervenções psicopedagógicas colaborando na evolução da leitura e da escrita e trazendo uma nova maneira, atrativa, motivadora para o trabalho com as crianças, mais condizente com a realidade do século XXI. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Psicopedagogia e Tecnologias da Informação e Comunicação na modalidade à distância.
Colecciones
-
Ciencias Humanas (1949)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License