Navegação Ensino de Física - ProFis por Autor "Tauceda, Karen Cavalcanti"
Resultados 1-7 de 7
-
Aprendizagem baseada em projetos no ensino de física : uma proposta de website como recurso potencialmente significativo no estudo de acústica
Rizzo, Adrian Luiz (2022) [Dissertação]Não é incomum identificar na literatura de Ensino de Ciências duras críticas às metodologias que não estimulam o protagonismo do estudante no processo de aprendizagem. Elas normalmente são avaliadas como não efetivas frente ... -
Implementação de metodologias ativas : aprendizagem baseada em projetos em aulas de física sobre acústica no ensino médio à luz dos campos conceituais
Araujo, Ramón Vieira (2019) [Dissertação]Percebendo a dificuldade dos estudantes nos tópicos de ondulatória e, principalmente, no estudo das ondas sonoras em tubos abertos, foi pensada a realização de uma sequência didática que abordasse o tema utilizando como ... -
Lançamento oblíquo de foguete a propulsão de água em uma sequência de ensino potencialmente significativa
Bastos, Alexandre Gatelli (2020) [Dissertação]Este trabalho teve por objetivo a construção de um produto educacional que pudesse ser utilizado no componente curricular de Física no Ensino Médio, contextualizando de forma experimental a construção e lançamento de ... -
Proposta de ferramentas para o ensino de física para alunos de inclusão com déficit cognitivo
Rodrigues, Giovani Ritta (2022) [Dissertação]A inclusão de alunos com algum tipo de necessidade especial tem figurado como um dos maiores desafios para os professores em sala de aula regular. A inclusão do estudante ainda não é efetiva na maioria das escolas tanto ... -
Proposta didática teórico-experimental para uma abordagem histórica dos conceitos de universo, força e movimento
Bairros, Andersson Geraldo (2019) [Dissertação]O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma alternativa ao ensino da dinâmica e das concepções de universo. Inclui um produto educacional organizado na forma de sequência didática e baseado em uma abordagem histórica ... -
O RPG como uma abordagem investigativa para o ensino de física moderna e contemporânea ao longo do Ensino Médio
Buffon, Fábio (2021) [Dissertação]A sociedade mudou e as conexões tecnológicas revolucionaram o modo de vida das pessoas. A pós-modernidade é uma realidade e os jovens estudantes, nativos digitais, estão expostos a um universo de informações que chegam a ... -
Uma sequência didática envolvendo os conceitos básicos de ondas mecânicas utilizando os métodos just-in-time teaching e peer instruction na perspectiva da teoria da aprendizagem significativa e da teoria sociointeracionista
Staub Junior, Carlos Roberto (2019) [Dissertação]Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta para o ensino de conceitos básicos sobre ondas mecânicas, através da integração de duas metodologias ativas de ensino, o Just-in-Time Teaching e o Peer Instruction, ...