Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMaggio, Sandra Sirangelopt_BR
dc.contributor.authorLage, Gabriela Diehlpt_BR
dc.date.accessioned2019-04-18T02:33:59Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/193132pt_BR
dc.description.abstractRomance novels are a mass-market literary genre consisting of stories where the love relation of a female and a male protagonist occupies the central narrative interest. The couple must transpose a sequence of obstacles before they manage to be together. What we understand today as Romance Novels has a long tradition, having started as male narrations on how female rebelliousness and sexuality triggered disgrace and suffering, in novels as Richardson's Pamela, or Virtue Rewarded (1740). The genre progressively evolved into works that portray and problematize what it is like for a woman to be aware of her circumstances and strive for independence in a context where her person and her body are constantly scrutinized, evaluated and objectified. Contemporary romance novels are written by women, for a mostly female readership – a readership that since the early 20th century has been very vocal in their likes and dislikes about the stories they read, and have been helping to shape and change the genre continuously. Therefore, the aim of this thesis is to examine the ways in which body and sexuality have been represented along the course of development of the genre. The focus of examination lies in the ways the analysed works reflect the standards of behaviour of the social context from which they derive. The thesis is structured in three chapters. The first is based on Pamela Regis’ theory regarding the eight essential elements of the Romance Novel, presented in A Natural History of the Romance Novel (2003) The chapter examines how these eight elements relate to two early canon texts, one written by a male author (Samuel Richardson’s Pamela, 1740), the other written by a female author (Charlotte Brontë’s Jane Eyre, 1847). The second chapter brings the discussion to Diana Gabaldon’s Outlander (1991), highlighting four among the eight elements proposed by Regis, namely (a) society, (b) barrier, (c) recognition, and (d) ritual death. The novel is considered from within its place into the U.S. publishing context. The final chapter presents the conclusions reached, based on the contrast perceived in the three literary texts addressed concerning different stages of the female journey. It is hoped that the study of these novels allows for a cross-analysis of the ways in which the representation of female heroes has evolved through time and its relationship to the evolving social values of each society.en
dc.description.abstractRomance novels são um gênero literário de mercado popular formado por histórias em que o interesse narrativo é centrado na relação amorosa entre dois indivíduos. O casal deve transpor uma sequência de obstáculos antes de conseguir ficar juntos. Este gênero tem uma longa tradição, começando com narrações masculinas sobre como a rebeldia feminina e a sexualidade desencadeavam desgraça e sofrimento, em narrativas como Pamela, de Richardson (1740). O gênero evoluiu para trabalhos que retratam e problematizam como é para uma mulher estar ciente de suas circunstâncias e lutar pela independência em um contexto onde sua pessoa e seu corpo são constantemente examinados, avaliados e objetificados. Romance novels contemporâneos são escritos geralmente por mulheres, para leitores de maioria feminina – um público que desde o início do século XX tem sido muito vocal em seus gostos e desgostos sobre as histórias que leem, e tem ajudado a moldar e mudar o gênero continuamente. Assim, o objetivo desta dissertação é examinar as formas como o corpo e a sexualidade feminina têm sido representados durante o curso de desenvolvimento do gênero. O foco da análise recai nas maneiras pelas quais os trabalhos analisados refletem padrões de comportamento do contexto social do qual derivam. A dissertação se estrutura em três capítulos. O primeiro se ampara na teoria de Pamela Regis sobre os oito elementos essenciais do romance novel, apresentados em The Natural History of the Romance Novel (2003) O capítulo examina como esses elementos se manifestam em dois textos canônicos, um escrito por um homem (Pamela, de Samuel Richardson, 1740), e outro escrito por uma mulher (Jane Eyre, de Charlotte Brontë, 1847). O segundo capítulo leva a discussão para Outlander, de Diana Gabaldon (1991), destacando quatro dos oito elementos propostos por Regis, a saber: (a) sociedade, (b) barreira, (c) reconhecimento e (d) morte ritual. O romance é considerado no seu contexto de publicação nos EUA. O capítulo final apresenta o contraste entre os três textos literários abordados, em relação às diferentes etapas da jornada feminina. Espera-se que a análise cruzada destes romances permita exemplificar as maneiras pelas quais a representação de heróis femininos evoluiu ao longo do tempo e sua relação com os valores sociais em evolução nas sociedades em que se inserem.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLiteratura inglesapt_BR
dc.subjectRomance novelsen
dc.subjectCrítica literáriapt_BR
dc.subjectDiana Gabaldonen
dc.subjectOutlanderen
dc.subjectFicçãopt_BR
dc.subjectRomancept_BR
dc.subjectLiterary criticismen
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectHeróipt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.titleOut of time : aspects of romance novel, from Richardson and Brontë to Diana Gabaldon's outlanderpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001088667pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples