Formar-se e ser formador : rotas formativas musicais de religiosos no contexto católico brasileiro na perspectiva da sociologia da educação musical e da vida cotidiana
View/ Open
Date
2019Advisor
Co-advisor
Academic level
Doctorate
Type
Subject
Abstract in Portuguese
Essa tese visa compreender as rotas formativas de quatro religiosos católicos, colaborando para o entendimento de processos de formação musical ocorridos, na Igreja Católica brasileira, após o Concílio Vaticano II (1962-1965). O foco dirige-se para o formar-se e o formar outros dos religiosos Padre José Henrique Weber, Irmã Míria Therezinha Kolling, Padre Ney Brasil Pereira e Irmã Custódia Maria Cardoso. Em atendimento aos objetivos específicos, o estudo descreve o contexto no qual ocorre a mús ...
Essa tese visa compreender as rotas formativas de quatro religiosos católicos, colaborando para o entendimento de processos de formação musical ocorridos, na Igreja Católica brasileira, após o Concílio Vaticano II (1962-1965). O foco dirige-se para o formar-se e o formar outros dos religiosos Padre José Henrique Weber, Irmã Míria Therezinha Kolling, Padre Ney Brasil Pereira e Irmã Custódia Maria Cardoso. Em atendimento aos objetivos específicos, o estudo descreve o contexto no qual ocorre a música na Igreja Católica; apreende as formas que os conhecimentos litúrgico-musicais dos religiosos foram sendo construídos durante suas rotas formativas; analisa o modo como o conhecimento dos religiosos é transmitido a outras pessoas; discute as concepções acerca da música neste contexto e suas implicações na formação musical. Para conduzir esta pesquisa, optou-se por uma abordagem qualitativa, utilizando o estudo de caso coletivo (STAKE, 1999), no qual, através de entrevistas, o caso instrumental (STAKE, 1999) em que cada religioso se configura contribuiu para a compreensão da formação musical. A sociologia da vida cotidiana (PAIS, 1993; 2003; CARVALHO et al., 2013) e a sociologia da educação musical (SOUZA, 1996; 2000; 2014) embasam teoricamente esta tese. Ao apresentar a formação dos religiosos, são destacadas histórias relacionadas à música, infância, família, mídia, igreja, formação acadêmica, aos professores particulares e ao estudo no exterior. As rotas formativas são tecidas em meio às próprias atuações como formadores, manifestando-se o pensamento institucional religioso através de suas escolhas e falas. A formação musical, neste contexto religioso, é vista como como algo que exige compromisso, ao mesmo tempo que proporciona o conhecimento, ocorrendo através da prática articulada à teoria. ...
Abstract
This dissertation aims to throw light on the formative paths of four catholic religiouses, contributing to the understanding of the musical “formation” processes which took place in the Brazilian Catholic Church after the Second Vatican Council (1962-1965). The focus is on “self-formation” and the “formation” of others by religiouses Father José Henrique Weber, Sister Míria Therezinha Kolling, Father Ney Brasil Pereira and Sister Custódia Maria Cardoso. In order to meet its specific objectives, ...
This dissertation aims to throw light on the formative paths of four catholic religiouses, contributing to the understanding of the musical “formation” processes which took place in the Brazilian Catholic Church after the Second Vatican Council (1962-1965). The focus is on “self-formation” and the “formation” of others by religiouses Father José Henrique Weber, Sister Míria Therezinha Kolling, Father Ney Brasil Pereira and Sister Custódia Maria Cardoso. In order to meet its specific objectives, the study describes the context in which music occurs in the Catholic Church; apprehends how the liturgical-musical knowledge of the religiouses was constructed along their formative paths; examines how religious knowledge is transferred to others; discusses the conceptions about music in this concept and their implications in musical “formation”. In order to conduct this research, a qualitative approach was chosen and a collective case study approach (STAKE, 1999) was used: an instrumental case study (STAKE, 1999) where each religious is characterized through interviews contributed to the understanding of their musical “formation”. This dissertation is theoretically based on the sociology of everyday life (PAIS, 1993; 2003; Carvalho et al., 2013) and the sociology of music education (SOUZA, 1996; 2000; 2014). In presenting the “formation” of the religiouses, we highlight stories related to music, childhood, family, media, church, academic training, private teachers and study abroad. Their formative paths are woven in the midst of their own actions as instructors, and the religious institutional thought is manifested through their choices and speeches. Musical “formation”, in this religious context, is seen as something that requires commitment, while at the same time providing knowledge, and it takes place when theory meets practice. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
Collections
-
Music (402)
This item is licensed under a Creative Commons License