“Pra quê tanta pergunta?” : reflexões sobre perguntas de compreensão e interpretação de texto
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Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho de conclusão de curso (TCC) apresenta uma análise dos processos de leitura pelo viés da psicolinguística aplicada e sua relação com as práticas pedagógicas de leitura. Para tanto, foram utilizados os processos de decodificação, compreensão e interpretação de Cabral (1986). O objetivo deste ensaio é auxiliar os professores a perceberem como seus alunos realizam esses processos em suas próprias leituras em sala de aula e a avaliá-los por meio de atividades didáticas envolvendo pergu ...
Este trabalho de conclusão de curso (TCC) apresenta uma análise dos processos de leitura pelo viés da psicolinguística aplicada e sua relação com as práticas pedagógicas de leitura. Para tanto, foram utilizados os processos de decodificação, compreensão e interpretação de Cabral (1986). O objetivo deste ensaio é auxiliar os professores a perceberem como seus alunos realizam esses processos em suas próprias leituras em sala de aula e a avaliá-los por meio de atividades didáticas envolvendo perguntas. Os pressupostos do ensaio são: i) analisar o papel do ensino da leitura tanto em língua adicional quanto em língua materna em sala de aula e seus pressupostos segundo Schlatter (2009); ii) familiarizar o leitor nos processos psicolinguísticos segundo Cabral (1986); iii) mostrar dinâmicas para sala de aula que englobem os processos psicolinguísticos; iv) salientar a necessidade de (muitas) perguntas de interpretação; e v) responder ao questionamento “pra quê tanta pergunta?” de forma a abranger as reflexões críticas feitas anteriormente. O embasamento teórico consiste na discussão do que é um leitor eficiente, à luz de Coady (1979) e Mei-yun (2004); na teoria acerca das diferenças entre trabalhar a leitura pela perspectiva do leitor, do texto e do paradigma social pelo prisma de Leffa (1999); na percepção das diferenças entre a comunicação oral e escrita propostas por Cabral (1986); na análise de tarefas de vocabulário apresentadas por Hedge (2000); na discussão teórica de Menegassi (1995) sobre como o professor pode trazer para a sala de aula questões que englobem a compreensão e a interpretação de texto; na investigação de Nuttall (1995) sobre o propósito do professor na aula de leitura em língua adicional e como o professor pode criar questões que incluam a decodificação, compreensão e interpretação. Por fim, o meu intuito com a retomada da pergunta título deste TCC servirá para que o professor se encontre na capacidade de refletir como suas próprias tarefas podem aprimorar suas práticas em sala de aula. ...
Abstract
This essay presents an analysis of reading processes by the light of applied psycholinguistics, and its relation with pedagogical reading practices. For this purpose, I have adopted Cabral’s (1986) reading processes: decoding, comprehension, and interpretation. The objective of this essay is to aid teachers to realize their students' own reading processes in the classroom and to evaluate these processes using didactic activities with questions. Hence, the purposes of this thesis are: i) to anal ...
This essay presents an analysis of reading processes by the light of applied psycholinguistics, and its relation with pedagogical reading practices. For this purpose, I have adopted Cabral’s (1986) reading processes: decoding, comprehension, and interpretation. The objective of this essay is to aid teachers to realize their students' own reading processes in the classroom and to evaluate these processes using didactic activities with questions. Hence, the purposes of this thesis are: i) to analyze the role of reading both in the mother language and in an additional language in the classroom and its aims according to Schlatter (2009); ii) to familiarize the reader in Cabral’s (1986) psycholinguistic processes; iii) to demonstrate classroom dynamics that include the psycholinguistic processes; iv) to underline the importance of (the use of many) interpretation questions; v) to respond to the questioning “why so many questions?” in a way that can include critical thoughts seen beforehand. The theoretical background consists in Coady (1979) and Mei-yun discussion of what is an efficient reader; in Leffa’s (2009) theory of the differences among working reading through the reader’s perspective, throught the text or throught the social paradigm; in the perception between oral and textual communication proposed by Cabral (1986); in the analysis of vocabulary tasks presented by Hedge (2000); in Menegassi’s (1995) theoretical discussion of how the teacher can bring to the classroom questions that include both text comprehension and interpretation; in Nuttall (1995) investigation of the teacher’s purpose in the reading classroom in an additional language and how the teacher can create questions of decoding, comprehension and interpretation. Lastly, my intent in reopening the title main question of this thesis is to aid the teacher to find out its own competence to create tasks to improve their classroom practices. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Coleções
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TCC Letras (1210)
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