Abordagem cultural nas aulas de francês língua estrangeira : manifestações culturais como suporte para o ensino-aprendizagem de vocabulário
dc.contributor.advisor | Loguercio, Sandra Dias | pt_BR |
dc.contributor.author | Rocha, Diana | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-04-17T02:36:59Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/193074 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho pretende, em primeiro lugar, refletir sobre como a abordagem cultural pode favorecer a aprendizagem lexical em Francês Língua Estrangeira (FLE), componente das línguas de aquisição contínua e que constitui um dos desafios do ensino de línguas estrangeiras. Para isso, apoio-me em fundamentos da pedagogia das línguas, da psicolinguística e da lexicologia. Em segundo lugar, realizo uma análise de material didático da atualidade para verificar que subsídios fornece ao professor e ao aluno para a facilitação da aquisição lexical, o que passa pelo aprofundamento do conhecimento relacionado a marcas culturais. E, por último, apresento propostas de procedimentos complementares ao material didático que possam enriquecer o trabalho acerca das “palavras” por parte do professor. Não se trata de propor fórmulas, mas de, a partir de ilustrações e do percurso que fundamenta minhas propostas, levar a refletir sobre princípios da aprendizagem lexical e possibilidades de aplicação ao ensino de FLE. | pt_BR |
dc.description.abstract | Dans cette étude, nous nous proposons de réfléchir sur comment l’approche culturelle peut favoriser l’apprentissage lexical en français langue étrangère (FLE), le lexique étant un aspect langagier d’acquisition continue et posant des défis à l’enseignement de langues étrangères. Nous nous concentrerons dans une première partie sur des principes de la pédagogie des langues, de la psycholinguistique et de la lexicologie. Puis nous vérifierons dans une deuxième partie si un document didactique d’actualité offre des éléments de base qui profitent tant à l’enseignant qu’à l’apprenant, en facilitant l’acquisition lexicale de celui-ci à travers le rapprochement culturel. Nous présenterons enfin des propositions d’activités et de tâches qui puissent enrichir le document didactique analysé afin d’aider l’enseignant en ce qui concerne le travail sur les mots. Il ne s’agit pas de proposer des recettes, mais de faire réfléchir, à l’aide d’exemples et du parcours même que nous suivons, sur les principes d’apprentissage lexical et sur les possibilités de leur application à l’enseignement du FLE. | fr |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Língua francesa : Fonética | pt_BR |
dc.subject | Enseignement de langue étrangère | fr |
dc.subject | Ensino de língua estrangeira (Francês) | pt_BR |
dc.subject | Enseignement-apprentissage de vocabulaire | fr |
dc.subject | Língua estrangeira : Ensino | pt_BR |
dc.subject | Approche culturelle | fr |
dc.subject | Français langue étrangère | fr |
dc.subject | Língua francesa | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Vocabulário | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Abordagem cultural nas aulas de francês língua estrangeira : manifestações culturais como suporte para o ensino-aprendizagem de vocabulário | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001090512 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Letras: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Letras (1219)