Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Carmem Luci da Costapt_BR
dc.contributor.authorMaragno, Luiza Soarespt_BR
dc.date.accessioned2019-04-17T02:36:56Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/193069pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo verificar como a Teoria da Enunciação de Émile Benveniste pode auxiliar a compreensão das competências basilares da avaliação da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Muito se discute sobre as competências e habilidades que permeiam o processo avaliativo, considerado hoje como o mais importante, a nível nacional, para o ingresso no ensino superior. Além de permitir ao estudante a entrada no âmbito acadêmico, o ENEM é uma prova que abre precedentes essenciais para entender seu contexto de criação, suas alterações ao longo dos anos – moldando-se conforme as necessidades educacionais do país – e os critérios que norteiam a avaliação da prova em geral. Além disso, tem-se como pressuposto que as tendências linguísticas atuais no Brasil de abordagem de texto e de processos avaliativos de texto buscam dialogar com perspectivas enunciativas. Como uma das perspectivas linguísticas enunciativas consideradas relevantes para o estudo da língua em emprego é a de Émile Benveniste, este trabalho procura entender os critérios avaliativos da prova de redação do exame, e, a partir deles, analisar se é possível teoria enunciativa de Benveniste contribuir para o entendimento das competências da grade de avaliação do texto dissertativo do ENEM, ou seja, verificar como as reflexões enunciativas do linguista podem ser utilizadas em abordagens explicativas sobre esses critérios avaliativos. A fim de cumprir o objetivo, este trabalho foi dividido em três capítulos: o primeiro versa sobre informações gerais sobre o ENEM, os critérios avaliativos do texto identificados na cartilha do participante (à qual todos têm acesso), além de um contexto geral sobre as mudanças ocorridas ao longo da aplicação do exame; o capítulo dois apresenta a teoria de Benveniste a partir de textos selecionados de Problemas de Linguística Geral I e II; por fim, o capítulo três aborda a análise das competências explicadas no capítulo um pelo viés benvenistiano.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to analyze how Émile Benveniste’s Theory of Enunciation can help understanding the fundamental adjustment skills that aid the written essay section of the National High School Examination (ENEM). There is a debate about the abilities and skills that pass through the evaluation process, which is considered today, in a national level, as the most important one for college admission. In addition to allow a student to attend college, ENEM is a test that creates essential precedents for understanding its creation, its changes over the last years – shaped according to Brazil’s educational needs – and the criteria that guides its evaluation. In addition, it is assumed that the current linguistic tendencies in Brazil of text approach and text evaluation processes seek to dialogue with discursive perspectives. As one of the enunciative linguistic perspectives considered important to languages study is Émile Benveniste one, this paper attempts to comprehend the evaluation criteria of the writing essay section, and to analyze if it is possible that Benveniste enunciative theory can contribute to the understanding of the skills shown in the evaluation form at ENEM written essay, that is to say, if the linguist’s reflections can be used as a background to comprehend the Exam’s criteria. In order to organize the analysis, this study has been divided into three chapters: the first one is about general information about ENEM, the text’s evaluative criteria identified in the Participant’s Booklet (to which everyone has access), as well as a clarification about all of the changes that have been occurring during the exam existence; Chapter Two presents Émile’s theory from selected texts of Problems in General Linguistics I and II; lastly, Chapter Three addresses the analysis of the skills explained in Chapter One by the benvenistian bias.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectENEMen
dc.subjectBenveniste, Emile, 1902-1976pt_BR
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médiopt_BR
dc.subjectWritten essayen
dc.subjectTeoria da linguagempt_BR
dc.subjectTheory of Enunciationen
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLinguagem e línguaspt_BR
dc.subjectEnunciaçãopt_BR
dc.subjectAnálise textualpt_BR
dc.subjectRedaçãopt_BR
dc.titleContribuição da teoria da linguagem de Émile Benveniste para a compreensão dos parâmetros de avaliação da redação do ENEMpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001090738pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Português e Literatura Portuguesa: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples