Caixa de memórias : ressignificações da prática cênica em sala de aula
View/ Open
Date
2018Advisor
Academic level
Master
Type
Subject
Abstract in Portuguese
A pesquisa enfoca experiências de cunho memorial e artístico vivenciadas a partir de uma proposta pedagógica desenvolvida na disciplina de Artes-Teatro, com estudantes do 9º ano de uma escola de Educação Básica da Rede Pública da cidade de Gravataí (RS), entre os anos de 2013 a 2015. Parte-se do projeto intitulado “Memórias”, realizado ao longo de um semestre letivo, envolvendo a abordagem de temas ligados à infância e à história de vida dos estudantes (autobiografias), através de diversas ativ ...
A pesquisa enfoca experiências de cunho memorial e artístico vivenciadas a partir de uma proposta pedagógica desenvolvida na disciplina de Artes-Teatro, com estudantes do 9º ano de uma escola de Educação Básica da Rede Pública da cidade de Gravataí (RS), entre os anos de 2013 a 2015. Parte-se do projeto intitulado “Memórias”, realizado ao longo de um semestre letivo, envolvendo a abordagem de temas ligados à infância e à história de vida dos estudantes (autobiografias), através de diversas atividades (improvisações teatrais, desenhos, narrativas de histórias, ilustrações de músicas e poesias, dentre outras), compartilhadas em grupo e, posteriormente, reunidas numa exposição aberta ao público. A base empírica da investigação é composta pelo planejamento da disciplina, elaborado pela professora e pesquisadora em acordo com o Projeto Político Pedagógico da Instituição, pelo Diário de Campo da pesquisa, no qual foram registradas as atividades propostas em sala de aula e os acontecimentos e impressões geradas a partir deles, por registros fotográficos, feitos pela pesquisadora no decorrer do trabalho, e por entrevistas (do tipo semiestruturada) com sete estudantes, sujeitos da experiência. A reflexão sobre esse material, articulada a estudos nos campos da Educação, da Sociologia e das Artes, em geral, incluindo referências de literatura e poesia, e, em particular, das Artes Cênicas, especialmente da Pedagogia do Teatro, evidencia a sala de aula da disciplina de Artes–Teatro como espaço sensível, potencial à experiência poética, ao autoconhecimento, à autonomia e ao estabelecimento de relações de cooperação entre os sujeitos que convivem no ambiente escolar. ...
Abstract
The research focuses on experiences of memorial and artistic nature lived from the researcher pedagogical purpose, teacher of Arts -Theatre subject, developed with nineth grade students of Basic Education in a Public State School of Gravataí city from 2013 to 2015. It is assumed from the litle of the Project "Memories”, accomplished along the academic semester, involving childhood themes and the student, lives history (autobiography), from various activities (theatrical improvisation, drawings ...
The research focuses on experiences of memorial and artistic nature lived from the researcher pedagogical purpose, teacher of Arts -Theatre subject, developed with nineth grade students of Basic Education in a Public State School of Gravataí city from 2013 to 2015. It is assumed from the litle of the Project "Memories”, accomplished along the academic semester, involving childhood themes and the student, lives history (autobiography), from various activities (theatrical improvisation, drawings stories narratives, music illustrations and poetry, among others) which culminated wish the called "alive memory boxes", shared in group and, subsequently, compiled for a public open exposition. Students' handmade boxes, provided unique and creative processes also sensitive meetings with their own individualities, with the group (classmates and teacher) and with the exposition/spectators. The empirical investigation principles are composed by the subject planning, made by the researcher teacher in agreement with the Political Pedagogic Project, of the Institution from the field research notes on which the classroom purposed activities happenings and impressions were captured, by photografic registration made by the researcher during the work, and from interviews (semi-structured one) with six students that participated in the experience. The research's approach is this material reflexion, articulated with Education, Sociology and Arts, in general, including literature and poetry references, and, particularly performing arts, and Pedagogy of Theatre, allowing to evidence the Arts - Theatre subject classroom as a sensitive space, potential to poetic experience, to self-knowledge, to autonomy and stablishment of cooperation relationship among subjects that coexist in school environment. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas.
Collections
-
Performing Arts (221)
This item is licensed under a Creative Commons License