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dc.contributor.advisorSartor, Basilio Albertopt_BR
dc.contributor.authorSilveira Neto, Avelino Maicá dapt_BR
dc.date.accessioned2019-04-16T02:34:40Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/193021pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo geral entender a forma como a morte – encarada como um tabu na nossa sociedade – é abordada pela empresa Cemitério Jardim da Ressurreição (CJR) em seu perfil na rede social Facebook. Para tal propósito, quatro objetivos específicos foram traçados: refletir sobre como se desenvolveu e de que forma se dá a relação da sociedade com a temática da morte no mundo ocidental; identificar as características constantes no conteúdo publicado no Facebook do CJR entre os anos de 2014 e 2018; analisar as formas de tratamento da morte, pela empresa analisada, a partir do debate sobre o papel da morte na nossa sociedade e a reflexão sobre a sociedade de consumo; refletir sobre a relação entre a ideia de morte no ocidente e as estratégias de comunicação do CJR. A partir de uma revisão bibliográfica sobre o tema da morte e sobre a relação entre comunicação, mídias e redes sociais digitais, cibercultura e ciberespaço, foi possível realizar uma análise de conteúdo do material de divulgação da CJR no Facebook. A análise das publicações da empresa, inspirada na análise de conteúdo, de Bardin, foi feita a partir três categorias: finalidade da publicação, tratamento da morte e sentido da postagem. Dessa forma foi possível verificar as estratégias utilizadas na comunicação do CJR ao abordar a morte, como por exemplo, o uso do humor para driblar a repulsa social ao tema que ainda é um tabu na vida ocidental.pt
dc.description.abstractThis research aims to understand how death - seen as a taboo in our society - is approached by the company Cemitério Jardim da Resurreição (CJR) in its profile on the social network Facebook. For this purpose, four specific objectives were drawn: first, to reflect on how it developed and how the relationship of society with death takes place; second, to identify the characteristics contained in the content published on Facebook by the CJR, between the years 2014 and 2018; third, to analyze the ways of treating death by the company analyzed, based on the debate on the role of death in our society and the reflection on consumer society; and fourth, to reflect on the relationship between the idea of death in the West and the communication strategies of the CJR. From a bibliographical review on the subject of death and on the relationship between communication, media and digital social networks, cyberculture, cyberspace, tracing the path of death through the history of the West, it was possible to carry out a content analysis of the CJR dissemination material on Facebook. The analysis of the company's publications was made from three categories: purpose of publication, treatment of death and sense of postage. In this way it was possible to verify the strategies used in the communication of the CJR in addressing death, such as the use of humor to overcome social disgust to the theme that is still a taboo in Western life.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComunicação organizacionalpt_BR
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectMortept_BR
dc.subjectCemitério Jardim da Ressurreiçãoen
dc.subjectContent analysisen
dc.subjectFacebook (Site)pt_BR
dc.subjectDigital social networksen
dc.subjectDeathen
dc.titleA morte no Facebook : análise das publicações do cemitério Jardim da Ressurreiçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001087571pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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