Buenas América Latina digital : o ensino de história da América Latina e os atravessamentos da cultura digital na sala de aula
dc.contributor.advisor | Nicolazzi, Fernando Felizardo | pt_BR |
dc.contributor.author | Salomón, Said Lucas de Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-04-16T02:34:30Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/192990 | pt_BR |
dc.description.abstract | Nessa dissertação apresento uma proposta para trabalhar a noção de América Latina com estudantes do Ensino Médio da Educação Básica, estimulando a compreensão das especificidades históricas e culturais da região, bem como das aproximações e distanciamentos da história brasileira com a dos demais países latino-americanos. Desenvolvi uma sequência didática que, tratando do exposto acima, incorpora elementos das chamadas Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC), embasado nas discussões sobre a cultura digital e sua potencialidade para o ensino de História (COSTA, 2015; LUCCHESI, 2012, 2013, 2014a; MASSONE, 2014; SALTO; FUNES 2016). Para tanto, fiz uso de QR-Codes como ferramenta digital para apresentar um “mosaico de informações” referentes a sujeitos, movimentos e processos do século XX latino-americano. Questiono quais são as representações de América Latina que estudantes do ensino médio constroem a partir de mosaicos de informações veiculados por ferramentas da cultura digital? Tomo de empréstimo as contribuições da rede Modernidade/Colonialidade (LANDER, 2005; MIGNOLO, 2008; QUIJANO, 2002) para problematizar a “colonialidade do poder” e para elaborar, em associação com a “ecologia dos saberes” (SANTOS, 2007), um artefato pedagógico que, incorporando elementos das TDIC, apresenta a América Latina como um espaço histórico, geográfico e cultural, e possibilita questionar a colonialidade dos nossos saberes sobre o continente. | pt_BR |
dc.description.abstract | In this dissertation, is brought forward a proposal to work Latin America notion with basic education students. The intent is to encourage the understanding of the historical and cultural specificities in Latin America, as well as the similarities and differences between brazilian history and others latin american countries. I develop a didactic sequence that adds elements of the so called Information and Communication Digital Technology (ICDT) backed up on the arguing about digital culture and its potentialities when used to teach History (COSTA, 2015; LUCCHESI, 2012, 2013, 2014a; MASSONE, 2014; SALTO; FUNES 2016). Therefore, I used QR-Codes as digital tool to show a information patchwork about subjects, social movements and process from the latin american XX century. I ask which are the Latin America representations that the basic education students build from the information patchwork broadcasted in digital culture tool? I take as a loan the contribution from Modernity/Coloniality (QUIJANO, 2002, LANDER, 2005; MIGNOLO, 2008;) to question the “coloniality of power” and to draft, linked to the “ecology of knowledge” (SANTOS, 2007), a pedagogical artefact that, by incorporating elements of ICDT, shows Latin America as a historical, geographical and cultural territory and enable to question coloniality of the knowledge about the continent. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | History teaching | en |
dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Latin America | en |
dc.subject | Cultura digital | pt_BR |
dc.subject | Decolonial | en |
dc.subject | Digital culture | en |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.subject | Colonialismo : América Latina | pt_BR |
dc.subject | Sala de aula | pt_BR |
dc.subject | América Latina | pt_BR |
dc.title | Buenas América Latina digital : o ensino de história da América Latina e os atravessamentos da cultura digital na sala de aula | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001088603 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (7479)Ensino de História (59)