Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTolentino Neto, Luiz Caldeira Brant dept_BR
dc.contributor.authorSouza, Rosangela Vieira dept_BR
dc.date.accessioned2019-04-16T02:34:24Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/192973pt_BR
dc.description.abstractO Pibid tem se constituído um espaço importante, tanto para a formação inicial dos estudantes de licenciatura quanto para a reflexão sobre a práxis docente. Mediante experiência de atuação no Pibid, partimos do pressuposto de que todos os sujeitos envolvidos nesse processo reflexivo mobilizam saberes importantes para o desempenho da docência e que é crucial compreender como esta articulação entre professores experientes e estudantes de licenciatura pode resultar em conhecimento de base para o exercício profissional docente. Por meio desta pesquisa, nos propusemos investigar a contribuição do Pibid de Ciências da Natureza da Univasf campus Senhor do Bonfim – Bahia na mobilização de saberes necessários à utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) enquanto facilitadoras do ensino de Ciências. A compreensão de que as TIC podem ser utilizadas como ferramentas cognitivas, numa abordagem construtivista capaz de fortalecer o ensino de Ciências, constitui-se tese elementar a partir da qual discutimos a importância do conhecimento pedagógico e tecnológico do conteúdo como referencial de saber indispensável para a utilização dessas ferramentas no processo de ensino-aprendizagem. Destarte, considerando a característica desta pesquisa em focar o olhar nos processos de inter-relação entre professores e licenciandos, objetivando construir uma visão analítica de natureza eminentemente qualitativa, o processo de pesquisa-ação tornou-se a opção metodológica adotada, dado o caráter de articulação entre o conhecer e o agir conforme define Michel Thiollent. A realização de entrevistas semiestruturadas possibilitou a construção de um corpus textual analisado a partir das lentes da Análise Textual Discursiva proposta por Roque Moraes e Maria do Carmo Galiazzi. Os resultados indicam que a inter-relação entre os participantes do Pibid favorece o uso das TIC nas atividades de ensino, contribuindo para o aperfeiçoamento e a construção do conhecimento tecnológico pelos professores experientes. Os resultados salientam a coexistência de diferentes concepções relativas às TIC e seu papel no processo de ensino, o que torna a construção do conhecimento pedagógico e tecnológico do conteúdo um processo complexo que envolve o domínio de conhecimentos ainda em construção. Fundamentalmente, indicam a relevância da reflexão na e sobre a ação, realizada de modo estruturado na condução das atividades do Pibid para que o TPACK seja efetivamente construído.pt
dc.description.abstractThe PIBID has become an important space both for the initial training of undergraduate students and for the reflection on teacher praxis. Based on experience in PIBID, we assume that all subjects involved in this reflexive process mobilize important knowledge for teaching performance and that it is crucial to understand how this articulation between experienced teachers and undergraduate students can result in basic knowledge for professional teaching. Through this research, we propose to investigate the contribution from PIBID of Natural Sciences at the Univasf campus in Senhor do Bonfim - Bahia, in mobilizing the necessary knowledge to use Information and Communication Technologies (ICT) as facilitators of science education. The understanding that ICT can be used as cognitive tools, in a constructivist approach capable of strengthening the teaching of sciences constitutes an elementary thesis, from which we discuss the importance of pedagogical and technological knowledge of content, as a reference of knowledge indispensable for the use of these tools in the teaching-learning process. Therefore, considering the characteristic of this research in focusing on the processes of interrelation between teachers and undergraduates, aiming to construct an analytical vision of qualitative nature, the action-research process became the methodological option adopted, given the character of articulation between knowing and acting as defined by Michel Thiollent. The realization of semi-structured interviews allowed the construction of a textual corpus analyzed from the lenses of Discursive Textual Analysis proposed by Roque Moraes and Maria do Carmo Galiazzi. The results indicate that the interrelation between Pibid participants favors the use of ICT in teaching activities, contributing to the improvement and construction of technological knowledge by experienced teachers. The results highlight the coexistence of different conceptions regarding ICT and their role in the teaching process, which makes the construction of pedagogical and technological knowledge of content a complex process that involves the domain of knowledge still under construction. Fundamentally, they indicate the relevance of the reflection in and on the action, carried out in a structured way in the conduction of the activities of Pibid for the TPACK to be effectively constructed.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectScience teachingen
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)pt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectICTen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectTeacher knowledgeen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPIBIDen
dc.titleO programa institucional de bolsas de iniciação à docência enquanto lócus de mobilização de saberes para utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino de ciências : um itinerário possível ?pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001091009pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples