Mostrar el registro sencillo del ítem
Práticas docentes sobre infecções sexualmente transmissíveis no ensino fundamental
dc.contributor.advisor | Rocha, Joao Batista Teixeira da | pt_BR |
dc.contributor.author | Sarmento, Sued Sheila | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-04-16T02:34:17Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/192959 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo teve por objetivo investigar conhecimentos e atitudes de professores nas abordagens sobre infecções sexualmente transmissíveis - IST no ensino fundamental, identificando estratégias metodológicas utilizadas por eles para trabalharem esta temática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida em três escolas públicas de ensino fundamental e uma escola particular. Os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada aplicada a 13 professores do ensino fundamental e os resultados analisados pelo método do Discurso do Sujeito Coletivo, sua interpretação e análise ocorreu através da literatura vigente. O estudo atendeu as exigências da Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, com aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Vale do São Francisco sob parecer Nº 1.775.525. Os Discursos trazem que a educação sexual em especial acerca das infecções sexualmente transmissíveis é tema de difícil abordagem, cuja responsabilidade está limitada aos professores da área de ciências e biologia, não havendo assim o exercício da transversalidade como preconizado, revelam como limitação para o melhor desempenho, o conhecimento escasso sobre a temática, que o uso de estratégias metodológicas lúdicas pode auxiliar a manter o interesse do aluno e sua melhor apropriação do conhecimento, retrata que o vínculo entre professor aluno é uma favorece um diálogo mais aberto, mostra que as principais dificuldades para se trabalhar a temática está na ausência de uma relação mais próxima entre família e escola, que a orientação é a melhor estratégia para se trabalhar a prevenção destas doenças; torna-se necessário uma ampliação sobre a discussão de educação sexual nas escolas de modo que os professores se sensibilizem e tenham propriedade para inserir o tema cotidianamente em suas aulas, contribuindo desta forma para que os alunos tenham conhecimento adequado e possam exercer sua sexualidade de forma plena e consciente. | pt |
dc.description.abstract | The objective of this study was to investigate teachers' knowledge and attitudes about sexually transmitted infections (STIs) in elementary school, identifying methodological strategies used by them to work on this topic. It is a qualitative research, developed in three public elementary schools and one private school. The data were collected through a semistructured interview applied to 13 primary school teachers and the results analyzed by the Collective Subject Discourse method, their interpretation and analysis occurred through the current literature. The study met the requirements of Resolution 466/12 of the National Health Council, with approval of the Research Ethics Committee of the Federal University of the Valley of São Francisco under opinion No. 1,775,525. The Discourses point out that sex education in particular about sexually transmitted infections is difficult to approach, whose responsibility is limited to teachers in the area of science and biology, and therefore the exercise of transversality as advocated is not a limitation for the best performance , the scarce knowledge about the theme, that the use of playful methodological strategies can help to maintain the interest of the student and its better appropriation of knowledge, portrays that the bond between teacher student is a favored a more open dialogue, shows that the main difficulties in order to work on this subject, there is a lack of a closer relationship between family and school, that guidance is the best strategy to work towards the prevention of these diseases; it is necessary to expand on the discussion of sex education in schools so that the teachers are sensitized and have the property to insert the theme daily in their classes, contributing in this way so that the students have adequate knowledge and can exercise their sexuality in a way full and conscious. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Teaching practice | en |
dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject | Doenças sexualmente transmissíveis | pt_BR |
dc.subject | Elementary School | en |
dc.subject | Sexually Transmitted Infections | en |
dc.title | Práticas docentes sobre infecções sexualmente transmissíveis no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001091357 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Ciências Básicas da Saúde | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Multidisciplinario (2563)