Navegação Linguística, Letras e Artes por Assunto "Celpe-Bras Exam"
Resultados 1-8 de 8
-
A avaliação integrada no exame Celpe-Bras e as tarefas de leitura e escrita
(2017) [Artigo de periódico]O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) se propõe a avaliar proficiência integrando habilidades de compreensão e de produção. A avaliação integrada, ainda que seja uma questão ... -
O conceito de proficiência e o processo de avaliação da parte escrita do exame Celpe-Bras
(2021) [Artigo de periódico]O exame Celpe-Bras é o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros expedido pelo Ministério da Educação do Brasil. Por meio de um único exame, o Celpe-Bras avalia seis níveis de proficiência, sendo ... -
Os desdobramentos do Acervo Celpe-Bras para ensino, aprendizagem, avaliação e pesquisa em Português como Língua Adicional
(2019) [Artigo de periódico]Este artigo visa a apresentar algumas das pesquisas desenvolvidas a partir da disponibilização pública do Acervo Celpe-Bras. Lançado em 2014, o Acervo compilou e disponibilizou publicamente as provas já aplicadas, manuais, ... -
As especificações do exame Celpe-Bras e a descrição das tarefas da parte escrita : convergências e divergências
(2018) [Artigo de periódico]Este trabalho se propõe a descrever as tarefas da Parte Escrita do exame Celpe-Bras entre as edições de 1998 a 2016-2, investigando de que modo essas tarefas operacionalizam o construto teórico do Celpe-Bras e contemplam ... -
Material didático com base na perpectiva dialógica da linguagem : uma proposta para preparação ao exame Celpe-Bras
(2017) [Artigo de periódico]O conceito de proficiência que fundamenta o Exame Celpe-Bras consiste no “uso adequado da língua para desempenhar ações no mundo” (BRASIL, 2006, p. 3). O ponto central na preparação de um examinando ao Exame Celpe-Bras, ... -
O perfil argumentativo da Tarefa IV no exame Celpe-Bras
(2020) [Artigo de periódico]O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), aplicado desde 1998, é usado para diferentes fins, sendo con-siderado um exame de alta relevância (SCHLATTER et al., 2009). A Parte Escrita ... -
Políticas linguísticas e definição de parâmetros para o ensino de português como língua adicional : perspectivas portuguesa e brasileira
(2016) [Artigo de periódico]Este artigo se propõe a apresentar as perspectivas portuguesa e brasileira para o ensino de português como língua adicional, a fim de apontar os contrastes existentes entre essas duas orientações teóricas. Descrevemos, ... -
Resgatando a história do exame CELPE-BRAS : desenvolvimento, disponibilização e estudos sobre o acervo de provas e documentos públicos do exame
(2017) [Artigo de periódico]O Exame Celpe-Bras, exame brasileiro que certifica a proficiência em Português como Língua Adicional, até 2014 não possuía um banco de dados que reunisse todos os seus documentos públicos e provas já aplicadas. O objetivo ...