Navegação Linguística, Letras e Artes por Assunto "Ensino de língua estrangeira (inglês)"
Resultados 1-20 de 22
-
Currículo com base em projetos pedagógicos : relato de uma experiência na educação superior
(2016) [Artigo de periódico]O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de currículo com base em projetos pedagógicos para o ensino superior, mais especificamente na formação de professores de inglês e de tradutores. Iniciamos trazendo um ... -
Desafios no ensino de Inglês para Fins Acadêmicos no contexto do Programa Idiomas sem Fronteiras
(2020) [Artigo de periódico]O ensino de Inglês para Fins Acadêmicos (IFA) foi intensificado devido à internacionalização das universidades brasileiras, ao papel do inglês como língua de divulgação científica e à oferta de cursos de inglês para a ... -
O desenho de tarefas pedagógicas para o ensino de inglês para fins acadêmicos : conquistas e desafios da Linguística de Corpus
(2021) [Artigo de periódico]Nas últimas décadas, um grande número de instituições de ensino superior (IES) buscou a internacionalização de suas atividades. Sendo o inglês a língua franca da academia (AMMON, 2011; JENKINS, 2009; TARDY, 2004), publicar ... -
Desenvolvimento das habilidades de consciência fonológica em inglês (L2) no uso da plataforma Lexia Core5 Reading : uma análise de processo a partir da teoria de Sistemas Dinâmicos Complexos
(2022) [Artigo de periódico]A partir de uma metodologia de análise ancorada na Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos, o presente trabalho apresenta uma análise de processo do desenvolvimento das habilidades de consciência fonológica em língua inglesa ... -
Desenvolvimento do padrão de Voice Onset Time positivo por falantes brasileiros de inglês-L2 : um estudo longitudinal durante a pandemia de covid-19
(2022) [Artigo de periódico]Este estudo investiga os processos desenvolvimentais de uma língua adicional durante o período de distanciamento social da pandemia de covid-19 em cinco falantes plurilíngues, aprendizes de inglês como segunda língua (L2). ... -
Enseñanza y evaluación de la pronunciación en L2 : un estudio interlingüístico entre oyentes brasileños y hablantes argentinos
(2022) [Artigo de periódico]Durante un largo período, la enseñanza de la pronunciación del inglés como lengua extranjera ha estado marginalizada de la agenda de la lingüística aplicada. No obstante, impulsada por los avances de la globalización y los ... -
Foco na forma e o ensino de Inglês como L2/L3
(2017) [Artigo de periódico]Semelhanças gramaticais e lexicais entre as línguas podem ajudar a promover a aprendizagem de línguas por adultos. No entanto, mesmo quando recebem muito input na L2, os aprendizes podem não perceber certas semelhanças e ... -
Formação de professores no estágio de língua inglesa : os momentos de orientação com o professor universitário
(2021) [Artigo de periódico]O Estágio Curricular Supervisionado é uma política educacional, na qual os alunos-professores realizam a prática pedagógica em sua área profissional em uma escola de educação básica, sob a responsabilidade de um profissional ... -
Frame analysis of microteaching in a community of practice of teachers of English as an additional language in Southern Brazil
(2021) [Artigo de periódico]The purpose of this study is to discuss the discourse practice of mi-croteaching in a teaching community consisting mainly of students pursuing the teacher certification in English as an Additional Language in southern ... -
Key multi-word terms in a language teacher education journal
(2023) [Artigo de periódico]The Bem Legal Journal (BLJ) serves as a developmental platform for pre-and in-service teachers (Welp et al., 2020) to develop their identity as teacher-author-educators (Garcez & Schlatter, 2017) while improving language ... -
Learning (to teach) English for academic purposes in pre-service teacher education
(2020) [Artigo de periódico]The aim of this study is to examine how inexperienced English teaching degree students deal with the challenge of having simultaneously to learn about and to deliver courses of academic English. Data was generated through ... -
MOOC para formação de professores de língua inglesa para ensino on-line em tempos de ensino remoto emergencial
(2022) [Artigo de periódico]Ao se deparar com um Ensino Remoto Emergencial (ERE), muitos desafios fizeram-se presentes no cotidiano dos professores, como a utilização de Tecnologias de Comunicação Digital como mediadoras do ensino em meio a uma ... -
O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de língua inglesa : análise das mudanças
(2023) [Artigo de periódico]A Língua Inglesa e a Língua Espanhola têm sua inserção no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) a partir de 2011. Desde o primeiro Edital do Programa referente a esses componentes curriculares, têm ... -
Projeto crazy stories : a interdisciplinaridade no ensino de inglês como língua adicional
(2018) [Artigo de periódico]Os projetos interdisciplinares têm sido apontados como práticas desejáveis para o desenvolvimento de conhecimento relevante para os alunos por aproximar o conteúdo asua realidade. Nessa perspectiva, este artigo relata a ... -
Questões contemporâneas no cinema e na literatura : o desenho de uma sequência didática para o ensino de inglês como língua adicional
(2019) [Artigo de periódico]Este artigo apresenta o processo de elaboração de uma sequência didática produzida para uma disciplina de Inglês do curso de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tendo como tema questões contemporâneas no ... -
Rumo a um ensino superior 4.0 : uma experiência com fórum on-line síncrono para ensino de língua inglesa na perspectiva das metodologias ativas
(2020) [Artigo de periódico]Cada vez mais podemos perceber profundas mudanças na educação superior, principalmente com a onipresença dos aparatos digitais que permitem acesso a um número ilimitado de informações. O maior desafio dos professores ... -
Stories of professional development in Brazilian Languages Without Borders Program
(2018) [Artigo de periódico]This research has investigated the stories of professional development of five student teachers who participate in a community of teachers of English as an Additional Language in a large research university in the south ... -
The Languages without Borders Program as a teacher education policy in Brazil
(2018) [Artigo de periódico]This article aims to present part of an investigation conducted in the Language Center of the Languages Without Borders Program (LwB) of an important public university in the south of Brazil. The research had the objective ... -
The use of the textbook in the Language without Borders - English Program
(2015) [Artigo de periódico]O presente trabalho pretende analisar o uso do livro-texto por um dos autores deste artigo no Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF). Assim, o livro-texto é o principal recurso pedagógico. Como grande parte das pesquisas ... -
Trajetórias de uma professora de língua inglesa em ensino remoto emergencial
(2021) [Artigo de periódico]A pandemia do Covid-19 impactou diversos setores da sociedade, causando não apenas uma crise sanitária, mas também econômica, política e educacional, levando-nos a refletir sobre como tudo está interligado de alguma maneira. ...