Browsing Linguistics, Language and Arts by Author "Ludovico, Francieli Motter"
Now showing items 1-15 of 15
-
Aprendizagem inventiva e um ensino de língua inglesa decolonizador : análise das crenças de estudantes de Letras
Nunes, Mariana Backes; Ludovico, Francieli Motter; Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa (2022) [Journal article]Ao se ter acesso a uma língua dominante como a língua inglesa, subjetividades são instituídas e reproduzidas sem serem questionadas, o que gera crenças que podem limitar os processos de ensino e aprendizagem dessa língua ... -
Avaliação em tempos de ensino remoto emergencial
Molon, Jaqueline; Ludovico, Francieli Motter; Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa; Franco, Sérgio Roberto Kieling (2022) [Journal article]O ensino remoto emergencial levou a escola a buscar outras possibilidades de avaliação enquanto acompanhamento dos processos de ensino e aprendizagem. Com o intuito de compreender como os processos avaliativos formativos ... -
Construção colaborativa de um workshop on-line para formação de professores à luz da Teoria Sociocultural
Ludovico, Francieli Motter; Machado, Aline Dubal; Nunes, Mariana Backes; Weiand, Augusto; Souza, Manuela da Silva Alencar de; Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa (2021) [Journal article]Diante da pandemia da COVID-19, muitos professores tiveram que enfrentar a abrupta mudança do ensino presencial para o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Logo, utilizaram as Tecnologias de Comunicação Digital (TCD) para ... -
Covid-19 : desafios dos docentes na linha de frente da educação
Ludovico, Francieli Motter; Molon, Jaqueline; Franco, Sérgio Roberto Kieling; Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa (2020) [Journal article]A pandemia causada pela Covid-19 exigiu mudan-ças na organização da sociedade, que precisaram acontecer rapidamente e sem planejamento. Essas novas configurações também influenciaram a educação e levaram as instituições a ... -
Expressão de afetividade por agente pedagógico em ambiente virtual de ensino e aprendizagem : uma revisão sistemática da literatura
Ludovico, Francieli Motter; Nunes, Adriana Paz; Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa (2019) [Journal article]O presente artigo apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) e propõe análise dos Agentes Pedagógicos (AP) dos estudos selecionados com o objetivo de compreender se a utilização de AP, que expressam afetividade, ... -
Formação de professores de língua estrangeira sobre objetos digitais de ensino e aprendizagem : um mapeamento sistemático da literatura
Ludovico, Francieli Motter; Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa (2020) [Journal article]Os processos de ensino e aprendizagem de Língua Estrangeira (LE) mediados pela Tecnologia de Comunicação Digital (TCD) podem e devem ir além da leitura na tela de um dispositivo digital, ou seja, esses recursos podem ser ... -
Língua de sinais e ambientes virtuais de aprendizagem : mapeamento sistemático da literatura
Machado, Aline Dubal; Ludovico, Francieli Motter; Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa (2023) [Journal article]A Língua de Sinais (LS) constitui os sujeitos surdos (SS) com identidade e cultura específica. As LS fazem parte da sociedade e, além da comunidade surda, os ouvintes têm se interessado em aprendê-la. Acredita-se que as ... -
Momentos de reflexão docente frente à sociedade da informação : inventividade e produção de subjetividades
Ludovico, Francieli Motter; Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa (2019) [Journal article]A escola moderna foi constituída com a intenção de adestrar e controlar os indivíduos. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho é mostrar a necessidade da mudança de tais práticas e promover reflexões acerca da formação ... -
MOOC para formação de professores de língua inglesa para ensino on-line em tempos de ensino remoto emergencial
Nunes, Mariana Backes; Ludovico, Francieli Motter; Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa; Sarmento, Simone (2022) [Journal article]Ao se deparar com um Ensino Remoto Emergencial (ERE), muitos desafios fizeram-se presentes no cotidiano dos professores, como a utilização de Tecnologias de Comunicação Digital como mediadoras do ensino em meio a uma ... -
A tecnologia de comunicação digital na formação inicial de professores : concepções, práticas e controvérsias
Ludovico, Francieli Motter; Molon, Jaqueline; Machado, Aline Dubal; Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa; Franco, Sérgio Roberto Kieling (2020) [Journal article]A Tecnologia de Comunicação Digital (TCD) impacta diretamente na educação, logo, faz-se necessário pensar na formação de professores baseada no seu uso, para que sejam capazes de explorá-la e ir além da transposição. O ... -
Teoria da complexidade e epistemologia genética : aproximações por meio da análise de cenas de aprendizagem
Ludovico, Francieli Motter; Molon, Jaqueline; Renz, Cíntia Lisiane da Silva; Franco, Sérgio Roberto Kieling; Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa (2021) [Journal article]Aprender significa estar em uma constante busca por equilíbrio, estabilidade, ordem, mas são os desequilíbrios, a desordem, que provocam as mudanças, adaptações, regulações, que possibilitam o aprender. A aprendizagem ... -
Trajetórias de uma professora de língua inglesa em ensino remoto emergencial
Ludovico, Francieli Motter; Nunes, Mariana Backes; Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa (2021) [Journal article]A pandemia do Covid-19 impactou diversos setores da sociedade, causando não apenas uma crise sanitária, mas também econômica, política e educacional, levando-nos a refletir sobre como tudo está interligado de alguma maneira. ... -
O uso pedagógico de um software de apresentação digital interativa (SADI) para a mediação de aula a distância na modalidade síncrona
Ludovico, Francieli Motter; Machado, Aline Dubal; Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa (2019) [Journal article]Sabe-se da necessidade e da preocupação em levar a Tecnologia de Comunicação Digital (TCD) para a sala de aula, a fim de incentivar e promover práticas educacionais enriquecedoras, atrelando ferramentas aos conteúdos a ... -
Virtual learning environments in the light of mind maps and flashcards : a systematic literature review
Weiand, Augusto; Ludovico, Francieli Motter; Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa (2019) [Journal article]Mind Maps' and Flashcards' techniques are widely used in various sectors for different purposes. The use of Mind Maps focuses on the elaboration of physical models representing the neural connections between certain subjects, ... -
Webcurrículo como instrumento mediativo : uma proposta para aulas de língua inglesa
Weiand, Augusto; Ludovico, Francieli Motter; Machado, Aline Dubal; Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa (2022) [Journal article]Com o objetivo de usar as Tecnologias de Comunicação Digital (TCD) nas práticas escolares, muitas vezes, o que acontece é a mera transposição, que agora tende a ser apresentada em uma tela digital e não desperta o aprender ...