Listar Ciencias Sociales Aplicadas por autor "Ferraretto, Luiz Artur"
Mostrando ítems 1-20 de 23
-
Alterações no formato da reportagem no programa Chamada Geral, da Gaúcha, de Porto Alegre : dos anos 1980 até a contemporaneidade
Saballa Junior, Léo Henrique; Ferraretto, Luiz Artur (2018) [Artículo de periódico]Busca compreender as alterações na forma de apresentação da reportagem radiofônica no programa Chamada Geral, da Gaúcha, de Porto Alegre, na passagem da fase de segmentação para a de convergência. Do ponto de vista histórico, ... -
Um aniversário quase esquecido : os 90 anos (ou mais) do rádio comercial no Brasil
Ferraretto, Luiz Artur (2023) [Artículo de periódico]Estudo historiográfico que recupera e analisa a gênese do rádio como negócio no Brasil no final da década de 1920 e no início da de 1930. Considera, para tal, os modelos de periodização histórica do rádio propostos por ... -
O comentário esportivo no rádio de Porto Alegre : uma proposta de periodização histórica
Guimarães, Carlos Gustavo Soeiro; Ferraretto, Luiz Artur (2018) [Artículo de periódico]Apresenta uma proposta de periodização histórica do comentário esportivo no rádio de Porto Alegre, baseando-se em parâmetros para esse tipo de estudo propostos por Agnes Heller (1997). Considera, para tanto, como pontos ... -
Conceitos de rádio : múltiplos olhares ressignificando e atualizando definições
Ferraretto, Luiz Artur (2021) [Artículo de periódico]Recuperação histórica das contribuições de pesquisadores brasileiros a respeito da ressignificação da palavra rádio e da atualização de seu conceito em função da cultura da convergência (JENKINS, 2008) e dos processos de ... -
Da segmentação à convergência : apontamentos a respeito do papel do comunicador de rádio
Ferraretto, Luiz Artur (2014) [Artículo de periódico]Este artigo analisa o papel do comunicador como figura central da programação de rádio após o advento da televisão. Na reconstrução histórica de tal função, baseia-se na periodização para o rádio brasileiro proposta por ... -
O de lá e o de cá : apontamentos para uma categorização do conteúdo das emissoras comerciais brasileiras com base na influência do rádio dos Estados Unidos
Ferraretto, Luiz Artur (2013) [Artículo de periódico]Proposta de categorização do conteúdo radiofônico, considerando quatro níveis de planejamento: (1) o do segmento, (2) o do formato, (3) o da programação e (4) o do conteúdoem si, este último normalmente organizado na forma ... -
Estruturação da mercadoria das emissoras comerciais sob a convergência : apontamentos para uma economia política da indústria radiofônica
Ferraretto, Luiz Artur (2014) [Artículo de periódico]Com base na economia política da comunicação, este artigo identifica as alterações ocorridas, ao longo do tempo, na conformação da mercadoria oferecida pelas emissoras comerciais. Apoia-se na argumentação de Dallas Smythe ... -
A fase inicial da Rádio Mayrink Veiga (década de 1920) : uma reconstrução histórica a partir da imprensa da época
Fleck, Paloma da Silveira; Ferraretto, Luiz Artur (2020) [Artículo de periódico]Este artigo se propõe a resgatar a história inicial da Rádio Mayrink Veiga, na década de 1920, com base em pesquisa realizada nos meios impressos da época. A bibliografia existente registra a fundação da emissora em 1926. ... -
Inquietudes e tensionamentos : pistas para a compreensão do futuro do rádio comercial em sua fase de convergência
Ferraretto, Luiz Artur (2015) [Artículo de periódico]Este artigo busca amparo teórico na economia política da comunicação para analisar as perspectivas do rádio comercial brasileiro em sua fase de convergência. Objetiva demonstrar o equívoco da sobrevalorização da tecnologia ... -
O jeito Jovem Pan de (não) fazer jornalismo : os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023
Ferraretto, Luiz Artur; Mustafá, Izani Pibernat; Chagas, Luãn José Vaz; Rossetto, Andrei dos Santos; Quadros, Mariane Souza (2023) [Artículo de periódico]Analisa a deturpação dos parâmetros técnicos de jornalismo por parte da Jovem Pan News, de São Paulo. Pelo viés da análise de conteúdo (BARDIN, 2011), enfoca o que é apresentado, sob a denominação JP Urgente, como cobertura ... -
O jornalista com múltiplas funções no rádio: velhos preconceitos para novos desafios
Ferraretto, Luiz Artur; Morgado, Fernando; Saballa Junior, Léo Henrique (2019) [Artículo de periódico]Parte da ideia de que o rádio adotou uma atuação expandida (KISCHINHEVSKY, 2016), provocando transformações na rotina profissional. Defende que tais alterações precisam ser analisadas no contexto da convergência, estratégia ... -
Mercado em acomodação : uma proposta conceitual para compreender a concorrência em rádio e TV hoje
Ferraretto, Luiz Artur; Morgado, Fernando (2018) [Artículo de periódico]Com a expressão “mercado em acomodação”, identifica situações de desaceleração do processo de concorrência em parcelas da indústria de radiodifusão. Na construção do conceito lança mão tanto da base teórica oferecida pela ... -
Ponderações sobre o exercício de outorgas de rádio em um cenário de crise institucional: ameaças à democracia, instabilidade econômica e pandemia de covid-19
Ferraretto, Luiz Artur (2022) [Artículo de periódico]Formula um tipo ideal para estudar o exercício de outorgas de rádio por emissoras comerciais – especialmente as dedicadas ao jornalismo ou que afirmam fazê-lo – em um cenário de crise institucional, ameaças ao Estado ... -
Por que o rádio brasileiro começou em Recife
Ferraretto, Luiz Artur (2021) [Artículo de periódico]Estudo historiográfico que reposiciona o Rádio Clube de Pernambuco, de Recife, como impulsionador da radiodifusão sonora no Brasil. Demonstra que a sua fundação institucionaliza um processo iniciado em meados da década de ... -
Propaganda não é opinião (muito menos jornalismo)
Ferraretto, Luiz Artur (2021) [Artículo de periódico] -
O que eu quero, quando eu quero e como eu quero
Ferraretto, Luiz Artur (2023) [Artículo de periódico] -
Que tempos! Negacionismo até no “aniversário” do rádio
Ferraretto, Luiz Artur (2022) [Artículo de periódico] -
O rádio antes do rádio : o Brasil como mercado para a indústria eletroeletrônica (1910-1920)
Ferraretto, Luiz Artur (2018) [Artículo de periódico]O texto analisa demonstrações das tecnologias de comunicação por ondas eletromagnéticas realizadas pela indústria eletroeletrônica estrangeira no Brasil e relacionadas com interesses estratégicos dos governos da Alemanha, ... -
Rádio contemporâneo : o modelo de negócio e o poder de referência do meio sob tensão
Ferraretto, Luiz Artur (2019) [Artículo de periódico]Reflexão sobre o rádio na contemporaneidade face aos desafios provocados pelas redes sociais e pela aparente perda de influência dos meios de comunicação tradicionais em relação a grupos de compartilhamento de conteúdo nos ... -
Radiojornalismo 24 horas : cheio de talk, um all-news que não é all-news
Ferraretto, Luiz Artur (2023) [Artículo de periódico]Analisa a adaptação de formatos de programação relacionados ao radiojornalismo, conforme desenvolvidos nos Estados Unidos, à realidade midiática do Brasil, questionando a adequação do uso da expressão all-news ao realizado ...