Navegação Ciências Humanas por Autor "Traversini, Clarice Salete"
Resultados 1-19 de 19
-
Uma ação de contraconduta no currículo para o enfrentamento à distorção idade-série em tempos de neoliberalismo : o projeto trajetórias criativas
Traversini, Clarice Salete; Lockmann, Kamila; Goulart, Ligia Beatriz (2019) [Artigo de periódico]O artigo objetiva analisar possíveis ações de contraconduta operacionalizadas no currículo escolar, frente ao contexto neoliberal que estamos vivenciando no Brasil. Para isso, discutem-se brevemente as tendências neoliberais ... -
Alargamento das funções da escola e redefinição dos conhecimentos escolares : implicações da educacionalização do social
Lockmann, Kamila; Traversini, Clarice Salete (2017) [Artigo de periódico]Este texto discute o papel da escola pública na contemporaneidade por meio da análise de documentos oficiais que legislam sobre políticas e programas variados e entrevistas semiestruturadas realizadas com professores e ... -
A análise foucaultiana do discurso como ferramenta metodológica de pesquisa
Ferreira, Maurício dos Santos; Traversini, Clarice Salete (2013) [Artigo de periódico]Este artigo tem por objetivo operar com a noção de discurso, a partir de Michel Foucault, como ferramenta metodológica de pesquisa. Selecionamos os Cadernos Empregos & Oportunidades do jornal Zero Hora, publicados em 2008 ... -
Apresentação
Veiga-Neto, Alfredo José da; Traversini, Clarice Salete (2009) [Texto de apresentação/encerramento] -
Autoestima e alfabetização : o que há nessa relação?
Traversini, Clarice Salete (2009) [Artigo de periódico] -
A Base Nacional Comum Curricular : olhares sobre os desafios da implementação do currículo nacional normativo em vigor no Brasil
Traversini, Clarice Salete; Mello, Darlize Teixeira de (2020) [Texto de apresentação/encerramento] -
Como discursos dominantes nos espaços da educação atravessam práticas docentes?
Traversini, Clarice Salete; Buaes, Caroline Stumpf (2009) [Artigo de periódico]As práticas docentes são atravessadas pelos discursos dominantes em circulação nos espaços da educação na contemporaneidade. Nesse sentido, o artigo tem como objetivo analisar os discursos pedagógicos predominantes entre ... -
Debite um analfabeto no seu cartão : a solidariedade como estratégia para alfabetizar a população e desresponsabilizar o Estado
Traversini, Clarice Salete (2006) [Artigo de periódico]Adotar analfabetos. multiplicar sujeitos solidários e empresariar o analfabetismo foram consideradas neste artigo como práticas "solidárias", cujos efeitos esperados são a redução do analfabetismo e o aumento da responsabilidade ... -
"O desafio do dia d é colocar em prática o design thinking" : uma análise da implantação da BNCC na rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul
Pereira, Marcus Vinicius Mayer; Traversini, Clarice Salete; Mello, Darlize Teixeira de (2020) [Artigo de periódico]O objetivo deste estudo consiste em analisar os documentos orientadores da Secretaria do Estado da Educação do Rio Grande do Sul (SEDUC) para a implementação da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) na rede estadual de ... -
A educação em tempos de COVID-19 : ensino remoto e exaustão docente
Saraiva, Karla; Traversini, Clarice Salete; Lockmann, Kamila (2020) [Artigo de periódico]Neste artigo,propõe-se aanalisar a trama discursiva que se constitui a partir da necessidade de adaptação das atividades presenciais para atividades remotas no Estado do Rio Grande do Sul durante o distanciamentosocial ... -
Estratégias de regulação da vida escolar contemporânea : uma análise do 8. Prêmio Professores do Brasil
Traversini, Clarice Salete; Fabris, Eli Terezinha Henn (2016) [Artigo de periódico]Este texto objetiva analisar algumas estratégias de regulação da vida escolar contemporânea em curso no estágio da governamentalidade neoliberal no Brasil por meio de autores como Foucault (2008), Veiga-Neto e Saraiva ... -
Gestão das (próprias) carreiras : o governamento do humano como capital
Ferreira, Maurício dos Santos; Traversini, Clarice Salete (2020) [Artigo de periódico]O objetivo é problematizar osdiscursos que circularam nojornal Zero Horaentre 2008-2019 em torno da noção de gestão de carreira. Para tanto, retomamos nossa pesquisa concluídahá dez anos e buscamos atualizá-lapor meio da ... -
A matemática, as avaliações externas e a construção do índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) brasileiro
Klein, Delci Heinle; Traversini, Clarice Salete (2018) [Artigo de periódico]This article provides some notes about the external evaluations [ PISA and ProofBrazil ] of the Brazilian basic education, their intersections with Mathematics and the Development Index of Basic Education -IDEB . Seeks to ... -
O numerável, mensurável e auditável : estatística como tecnologia para governar
Traversini, Clarice Salete; López Bello, Samuel Edmundo (2009) [Artigo de periódico]O presente artigo tem por objetivo analisar a relação entre o saber estatístico e a governamentalidade. Na primeira seção, destacamos aspectos históricos das práticas sociais na constituição da estatística como saber do ... -
Potências e desafios da relação entre cegueira epistemológica e problematização para a pesquisa com a escola
Traversini, Clarice Salete; Reis, Julia Milani; Steffen, Konstans Franco (2018) [Artigo de periódico]Este artigo objetiva analisar como o processo de pesquisar com a escola pode potencializar olhares epistemológicos plurais quando construídos no coletivo de professoras-pesquisadoras que atuam na escola e professoras-pesquisadoras ... -
Problematização e contraconduta na composição de um currículo do devir para o enfrentamento da distorção idade-série
Traversini, Clarice Salete; Reis, Julia Milani; Sperrhake, Renata (2016) [Artigo de periódico]Este artigo objetiva analisar os efeitos do currículo e da avaliação do Projeto de enfrentamento da distorção idade-série nos Anos Finais do Ensino Fundamental, no sul do Brasil, em tempos de Base Nacional Comum Curricular ... -
Processos de inclusão e docência compartilhada no III ciclo
Traversini, Clarice Salete; Xavier, Maria Luisa Merino de Freitas; Rodrigues, Maria Bernadette Castro; Dalla Zen, Maria Isabel Habckost; Souza, Nádia Geisa Silveira de (2012) [Artigo de periódico]O artigo analisa a implementação do Projeto de Docência Compartilhada em duas escolas cicladas municipais de Porto Alegre/RS, destacando seus limites e possibilidades. O estudo inscreve-se na perspectiva dos Estudos ... -
A produção do ensino médio como um direito fundamental dos jovens brasileiros a partir das problematizações da juventude
Goulart, Marcos Vinicius da Silva; Traversini, Clarice Salete (2019) [Artigo de periódico]O texto objetiva analisar como as problematizações da juventude constituíram o Ensino Médio como direito fundamental dos jovens brasileiros desde o início da década de 2000. Utilizamos o conceito foucaultiano de problematização ... -
Saber estatístico e sua curricularização para o governamento de todos e de cada um
López Bello, Samuel Edmundo; Traversini, Clarice Salete (2011) [Artigo de periódico]Este artigo tem por objetivo problematizar o saber estatístico e sua curricularização nos diferentes níveis de ensino. Mobilizando a ideia foucaultiana de governamentalidade, a discussão sugere um olhar político sobre a ...