• A atenção, a infância e os contextos educacionais 

      Freitas, Claudia Rodrigues de; Baptista, Cláudio Roberto (2017) [Artículo de periódico]
      Este artigo tem o objetivo de analisar o conceito de atenção e suas conexões com o campo educacional. Investese na compreensão desse conceito, buscando-se identificar a tendência à simplificação encontrada no discurso que ...
    • Atendimento educacional especializado e a possibilidade de sustentação da aprendizagem : outras formas de fazer 

      Freitas, Claudia Rodrigues de; Christofari, Ana Carolina; Tezzari, Mauren Lúcia (2016) [Artículo de periódico]
      O presente artigo articula campos distintos da ação pedagógica na sala de aula com o Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. A pesquisa analisa como o AEE vem produzindo ...
    • Livros ilustrados táteis : uma possibilidade de acesso à literatura para crianças com deficiência visual em fase de letramento 

      Freitas, Claudia Rodrigues de; Tezzari, Mauren Lúcia; Stockmanns, Roberta; Cardoso, Eduardo (2020) [Artículo de periódico]
      Este trabalho tem origem em pesquisa desenvolvida pelo MULTI no âmbito do Núcleo de Estudos em Políticas de Inclusão Escolar (NEPIE/UFRGS). O referido grupo dedica-se, principalmente, ao desenvolvimento e à produção de ...
    • Medicalização dos modos de ser e de aprender 

      Christofari, Ana Carolina; Freitas, Claudia Rodrigues de; Baptista, Cláudio Roberto (2015) [Artículo de periódico]
      Este artigo analisa os modos de ser e aprender na escola, considerando a medicalização como dispositivo que transforma comportamentos da vida humana em patologias. Investe-se na dimensão histórico-conceitual, problematizando ...
    • A “Normalidade” : conceito de quantas faces? 

      Freitas, Claudia Rodrigues de (2012) [Artículo de periódico]
      O presente trabalho tem a intenção de analisar como o conceito de “normalidade”, desdobrado em normal e anormal vem se organizando em nosso tempo, tendo como base o pensamento de Canguilhem e Foucault. A partir da perspectiva ...
    • Olhando para o cérebro dos aprendentes : reflexões para um desencantamento imagético na educação 

      Arantes, Ricardo Lugon; Freitas, Claudia Rodrigues de (2016) [Artículo de periódico]
      As práticas escolares têm sido protagonistas na produção de demandas que capturam crianças dentro de um circuito biomédico de exames neurológicos. A penetração das neurociências na educação está relacionada às expectativas ...
    • Philip dos civilizados, o selvagem da selva de pedra 

      Freitas, Claudia Rodrigues de (2014) [Artículo de periódico]
      Este artigo analisa os modos de organizar a vida e aprendizagens de um menino em situação de sofrimento psíquico e desamparo social, a partir do momento em que é atendido em um espaço escolar. A experiência envolve a ...