Listar Ciencias Humanas por autor "Franzói, Naira Lisboa"
Mostrando ítems 1-12 de 12
-
Apresentação
Franzói, Naira Lisboa; Machado, Maria Margarida (2010) [Texto de presentación/conclusión] -
Autofotografia como possibilidade metodológica em pesquisa : o método autofotográfico e as produções de trabalhadoras/es estudantes de duas regiões brasileiras
França, Damiana de Matos Costa; Franzói, Naira Lisboa (2018) [Artículo de periódico]Neste artigo abordamos o método autofotográfico com o objetivo de compreender se e como jovens e adultos estudantes trabalhadoras/es em canaviais, no Nordeste, e na viticultura, no Sul do Brasil se percebem como protagonistas ... -
A dinâmica da produção e a circulação de saberes : entre o trabalho e a formação : produção e circulação de saberes : breve apresentação
Godinho, Ana Cláudia Ferreira; Fischer, Maria Clara Bueno; Franzói, Naira Lisboa (2013) [Texto de presentación/conclusión] -
Educação profissional, trabalho e produção de saberes
Oliveira, Maria Clarice de; Franzói, Naira Lisboa (2015) [Artículo de periódico]O presente texto busca, num primeiro momento, pensar sobre proposições que têm sido colocadas à Educação Matemática, interrogando a pretensão de universalidade da matemática acadêmica para, em um momento posterior, analisar ... -
Ensino-pesquisa-extensão na educação profissional integrada
Franzói, Naira Lisboa; Oliveira, Maria Clarice de (2013) [Artículo de periódico]O artigo trata da pesquisa como princípio educativo na formação de trabalhadores. Defende-se que a construção de conhecimento e tecnologia, quando entrelaçados com projetos de desenvolvimento local, é capaz de promover um ... -
Escola e Desenvolvimento Local : encontros e desencontros
Franzói, Naira Lisboa; França, Damiana de Matos Costa; Oliveira, Maria Clarice Rodrigues de (2016) [Artículo de periódico]Este artigo apresenta reflexões sobre dois estudos de caso com estudantes trabalhadores: um com trabalhadores em engenho de cana de açúcar, no Nordeste do país; outro, com fumicultores gaúchos. Ambos abordam a relação entre ... -
Escola, saberes e trabalho : a pesquisa do PROEJA no Rio Grande do Sul
Franzói, Naira Lisboa; Hypolito, Alvaro Moreira; Fischer, Maria Clara Bueno; Del Pino, Mauro Augusto Burkert; Santos, Simone Valdete dos (2010) [Artículo de periódico]O artigo discute a experiência do PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos) no Rio Grande do Sul, analisa aspectos relativos à ... -
O estudante trabalhador na escola pública : um direito negado?
Franzói, Naira Lisboa; Fischer, Maria Clara Bueno; Silva, Carla Odete Balestro; Barros, Anália Bescia Martins de (2019) [Artículo de periódico]O artigo resulta de pesquisa cujo objetivo foi analisar o atendimento a estudantes trabalhadores na educação básica, em escolas da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul/Brasil, entre 2015 e 2017. Os dados foram ... -
Formação profissional e inserção no mercado de trabalho
Liedke, Elida Rubini; Bulhões, Maria da Graça Pinto; Franzói, Naira Lisboa (2000) [Artículo de periódico] -
Núcleo de Estudos de Política e Gestão da Educação da UFRGS: linhas convergentes e paralelas
Luce, Maria Beatriz; Farenzena, Nalú; Peroni, Vera Maria Vidal; Franzói, Naira Lisboa; Gil, Juca (2012) [Artículo de periódico]O texto descreve o Núcleo de Estudos de Política e Gestão da Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, desde sua criação, em 1992, até a atualidade, dando relevo aos âmbitos do ensino, da produção científica, ... -
O Proeja e seus sujeitos, profissão e saberes da experiência
Franzói, Naira Lisboa; Fischer, Maria Clara Bueno (2020) [Artículo de periódico]O artigo se propõe a contribuir com a construção de propostas político-pedagógicas de cursos do Programa de Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), a partir ... -
Saberes do trabalho : situando o tema no campo trabalho-educação
Franzói, Naira Lisboa; Fischer, Maria Clara Bueno (2015) [Artículo de periódico]O objetivo do texto é realizar uma genealogia do tema saberes do trabalho, pontuando-se, sempre que pertinente, sua inserção na história do GT TrabalhoEducação, da Anped. O estudo baseou-se em estados da arte do campo ...